Por: Diário Digital Castelo Branco
Conhecer as belezas da região a pedalar é uma atividade que tem ganhado cada vez mais adeptos.
Portugal, que possui mais de 14.000 quilómetros de percursos cicláveis, há 15 anos vê aumentar e melhorar as rotas e a rede de apoio aos ciclistas.
Na região da Beira Interior são quase 600 quilómetros de percursos aptos para o a prática da bicicleta todo o terreno (BTT), do cicloturismo, e até passeios leves, que passa por zonas dos distritos de Castelo Branco e da Guarda. Nesta área do interior de Portugal se encontra um dos maiores e mais completos percursos a nível nacional. A rota GR22 Aldeias Históricas, com caminhos que atravessam serras, planícies, paisagens agrícolas, zonas ribeirinhas, parques naturais e reservas protegidas.
Para dar o suporte necessário aos ciclistas, a rota conta com rede de alojamentos e destinos comprometidos em bem receber quem chega de bicicleta, certificados pela marca Bikehotel . Um projeto que desenha cuidadosamente os destinos cicláveis e formaliza parcerias com entidades, alojamentos e parceiros locais.
Em 2022, a rota GR22 Aldeias Históricas já conta com 76 percursos e 21 alojamentos com o dístico Bikehotel , que devem preencher uma série de requisitos para a segurança e bem-estar na prática do ciclismo. Entre os alojamentos estão as Casas de Alpedrinha, no concelho do Fundão, empreendimento de turismo rural e sustentável que disponibilizam para seus hóspedes 10 casas de campo, totalmente equipadas, em plena Serra da Gardunha.
As CASAS DE ALPEDRINHA, além de fazerem parte de alguns trajetos da rota GR22, ainda identificaram cinco novos percursos que começam e terminam na Quinta onde se situa o Empreendimento. O alojamento rural também conta com um serviço de aluguer de bicicletas e equipamentos de proteção para adultos e crianças, assim como uma bike station, composta por uma área fechada e coberta para guardar as bicicletas, e condições para limpeza das mesmas juntamente com uma mini-oficina com ferramentas básicas e enchimento de ar para pneus.
Os novos percursos desenvolvidos pelo empreendimento turístico podem ser facilmente identificados pelo público interessado num painel informativo logo à entrada, mapas interativos nas plataformas da marca Bikehotel e também através da aplicação Outdooractive, onde é possível encontrar as características dos percursos pedestres e para bicicleta.
Há trajetos para a prática do BTT, que por ser um desporto de aventura necessita do equipamento adequado para transpor os vários tipos de percursos com diversas irregularidades e obstáculos, e também para o cicloturismo cujo objetivo é pedalar, ter a oportunidade de praticar exercício físico, e ainda conhecer novos lugares, culturas e até pessoas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet