Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 25 de agosto de 2022

Freguesia de Sertã firma geminação com União de Freguesias de Madalena e Samaiões iniciada em 2019

Por: Diário Digital Castelo Branco

Geminação da Junta de Freguesia de Sertã (Km 345) com a União de Freguesias de Madalena e Samaiões, Chaves (Km 0) da Estrada Nacional 2. 

No âmbito da Rota Estrada Nacional 2, desenvolveu-se o processo de geminação entre as freguesias do Km 0, União de Freguesias de Madalena e Samaiões do concelho de Chaves, Freguesia da Sertã Km 345 e União das Freguesias de Faro, Sé e São Pedro, Km 738. A ideia surgiu em 2018 pela mão da Associação Sertã Milhas, quando organizou o passeio de clássicos Sertã Faro e Sertã Chaves.

Logo em 2019 foi elaborado e assinado o protocolo de geminação entre a Freguesia de Sertã e a União de Freguesias de Faro, Sé e São Pedro. Ficando para mais tarde a geminação com a Freguesia de Madalena e Samaiões de Chaves.

Passados 3 anos, a Junta de Freguesia da Sertã e a União de Freguesias de Madalena e Samaiões do concelho de Chaves, assinaram o seu protocolo de geminação, tendo-se realizado no passado dia 20 de agosto, em cerimónia que decorreu no salão nobre da União de Freguesias de Madalena e Samaiões em Chaves. Na cerimónia estiveram presentes, o Presidente de Junta de freguesia da Sertã Joaquim Alves, o Secretário Jorge Lourenço e a vogal Teresa Relva. Da União de Freguesias de Madalena e Samaiões, esteve o seu Presidente João Pinto, a Tesoureira Elisabete Machado Chaves e Secretário Bruno Barroso, da União de Freguesias de Faro, Sé e São Pedro, estiveram presentes o Presidente Bruno Laje, Secretário Jardim de Sousa, Vogal Davide Alpestana.

Esta geminação será seguramente uma grande oportunidade para partilhar cultura e conhecimento e para além de promover o turismo, vai servir para aproximar 3 pontos distintos do país, mas ligados por uma das maiores estradas europeias, a mítica EN2, o ponto fulcral desta geminação.

Contudo, o fomento de intercâmbios no domínio social, educativo, desportivo e turístico,também estão contemplados de modo a divulgar a realidade patrimonial, social, identitária e turística das regiões, permitindo um intercâmbio de experiências, costumes, entre muitas outras áreas de interesse comum, numa relação de proximidade que se pretende que seja profícua e intensificada.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!