Por: Diário Digital Castelo Branco
O Serrabulho vai dar o mote a mais uma edição do Festival desta iguaria confecionada em Sobral do Campo, concelho de Castelo Branco, que decorrerá no primeiro fim de semana de Setembro, de dias 2 a 4 deste mês.
A animação, o artesanato e os produtos locais também não vão faltar para deliciar todos aqueles que por lá quiserem passar.
Mais uma vez, na degustação desta 'tradição' vai poder-se saborear esta iguaria onde, também, a modernidade e a inovação gastronómica terão a sua pitada.
O certame terá lugar no Recinto do Festival, Pavilhão de Santa Cruz, no Sobral do Campo e será inaugurado na 6ªfeira, dia 2, às 19:00 horas, pelo Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias Ninho do Açor e Sobral do Campo, António Marcelino, assim como, pelo Presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues.
O Serrabulho é um prato típico da culinária portuguesa que se caracteriza por ser um guisado com os miúdos do porco e cabrito com sangue. Usam-se também restos de pão ou farinha de milho se forem papas de Serrabulho.
A sua origem remonta à idade media durante a crise do século XIV, onde devido ao enorme impacto da peste negra nos séculos anteriores, a produção de alimento era praticamente nula. Durante esta crise, grande parte da população recorria ao pão como único alimento. Uma vez ser uma alimentação pobre, as pessoas que não tinham acesso a outros recursos, começaram a juntar-lhe sangue que lhes era oferecido por outros, sempre que se matava um animal. Criando assim as papas de Serrabulho, que consistia na cozedura lenta de pão em sangue.
Mais tarde, foram-se criando várias formas mais elaboradas de confeccionar este prato. Entre as quais o guisado de sarrabulho (com pedaços de carne), e o doce de sarrabulho (feito da mesma forma que as papas mas juntando-lhe açúcar, mel e canela).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet