Por: Diário Digital Castelo Branco
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila de Rei, de acordo com a informação meteorológica esperada para os próximos dias, vem sensibilizar a população para que esta possa adotar medidas de autoproteção face aos perigos do 'Danielle' que era um furacão e é agora um ciclone extratropical que deve chegar a Portugal na tarde deste domingo.
Entre os dias 11 e 13 de setembro, é esperada a passagem do 'Danielle' com a ocorrência de períodos de precipitação forte.
Com a ocorrência destas chuvas, são propícios acontecimentos como inundações causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, infiltrações de água, situações de piso rodoviário escorregadio (formação de lençóis de água ou presença de óleos) ou arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou desprendimento de estruturas móveis que podem causar acidentes com veículos ou transeuntes na via pública.
Deste modo, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila de Rei apela em comunicado de imprensa enviado ao Diário Digital Castelo Branco, para uma atitude pró-ativa dos cidadãos, nomeadamente assegurando a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais, ou varandas e a limpeza de sarjetas, algerozes e caleiras dos telhados de habitações.
A verificação da funcionalidade dos sistemas de drenagem urbana é essencial, pelo que se recomenda assim a remoção de folhas caídas das árvores, areias e pedras que ali se depositaram previamente à época das chuvas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet