Por: Diario Digital Castelo Branco
Um grupo de 49 alunos e cinco professores do 3º ciclo do agrupamento de escolas Afonso de Paiva de Castelo Branco participou numa visita de estudo a França, tendo esta aventura por terras gaulesas, decorrido na semana de 13 a 23 de março.
Um grupo de 49 alunos e cinco professores do 3º ciclo do agrupamento de escolas Afonso de Paiva de Castelo Branco participou numa visita de estudo a França, tendo esta aventura por terras gaulesas, decorrido na semana de 13 a 23 de março.
A visita foi organizada pelos grupos disciplinares de História e de Francês, com a colaboração da associação portuguesa de professores de português e francês.
A cidade de Paris foi o centro fulcral deste périplo por França. Os alunos, após uma breve etapa pela cidade de Chartres, onde apreciaram o estilo gótico flamejante da Catedral, começaram por subir até ao último piso da imponente Torre Eiffel.
A Torre Eiffel daria o mote a este roteiro pela cidade das luzes, podendo os alunos descobrir as ruelas de Montmarte, com os seus pintores a retratar os turistas no meio da praça do Tertre, e as fachadas neo-clássicas da Basílica do Sacré Coeur, apreciando do alto da monumental colina uma vista panorâmica sobre Paris.
Seguiu-se uma visita aos museus de História Natural, retratando a evolução das espécies ao longo dos séculos, e do Louvre, o maior museu do mundo onde os alunos puderam apreciar Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, com o seu sorriso enigmático, entre outros.
De tarde, os alunos caminharam ao longo das margens do rio Sena, atravessando a famosa Ponte das Artes, cheia de cadeados que os namorados, como dita a tradição, vão pendurando, deitando seguidamente a chave para o rio, como prova de amor eterno. Passeio que conduziu os alunos pela famosa Catedral de Notre Dame de Paris, pela câmara municipal, Hôtel-de-ville, até ao Centro de Arte contemporânea Georges Pompidou. E para finalizar o dia, seguiu-se um passeio turístico num pitoresco “bateau mouche” onde os alunos puderam vislumbrar e contemplar Paris sob as luzes românticas que lhe conferem uma aura única.
E chegou o dia que os alunos mais aguardavam, a visita à Disneyland Paris, onde puderam desfrutar das inúmeras atracões em torno do universo feérico deste parque temático.
O dia seguinte começou com um passeio a pé pela mais famosa avenida do mundo, os Campos Elísios, soberbos e magistrais, culminando no imperioso Arco de Triunfo. Posteriormente visitou-se o bairro de La Défense, o maior distrito de negócios na Europa, um emaranhado de edifícios modernos contrastando com a horizontalidade tradicional de Paris, envolto de arranha-céus delimitado pelo magistral Arco de la Défense, simbolizando uma janela aberta sobre o mundo.
A ida ao museu de Orsay, com a exposição dos mais representativos quadros impressionistas, ajudou a serenar os ânimos antes da despedida à Cidade das Luzes.
Felizmente a beleza inequívoca e resplandecente do Château de Versailles voltou a aquecer o coração dos alunos, tendo ficado cativados pela majestosa Galeria dos Espelhos e pelos magníficos e sumptuosos jardins do palácio.
No penúltimo dia da visita, com uma “penosa” descoberta da localidade de Oradour-sur-Glane, cidade tornada famosa por ter sido o local de um dos maiores massacres cometidos durante a Segunda Guerra Mundial, com uma visita à exposição permanente. Da parte da tarde, os alunos apreciaram muito visitar as grutas de Lascaux, descobrindo as figuras rupestres pré-históricas, impressionados com a representação em relevo dos inúmeros bisontes, touros, veados, cavalos e todas as outras figuras reproduzidas, velhas aproximadamente de 170 000 anos.
De regresso a Portugal, o grupo ainda fez uma pequena paragem em Salamanca onde apreciaram o casco velho da cidade, nomeadamente a Catedral e a antiga universidade, assim como a edificante e soberba Praça Mayor.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet