Por: Diario Digital Castelo Branco
Vai ser apresentado em Idanha-a-Nova, amanhã, sábado de Aleluia o livro da autoria de António Catana e Hélder Ferreira “Mistérios da Semana Santa em Idanha”.
Vai ser apresentado em Idanha-a-Nova, amanhã, sábado de Aleluia o livro da autoria de António Catana e Hélder Ferreira “Mistérios da Semana Santa em Idanha”. A apresentação em Idanha vai ter lugar às 16 horas, no Centro Cultural Raiano.
No passado dia 28 o livro foi apresentado em Lisboa, no Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia.
Para além das apresentações do livro, está prevista a realização de uma exposição itinerante, por Portugal e Espanha e os responsáveis vão dar início ao estudo para uma candidatura à Lista da Unesco para a Salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade, que contará com o apoio dos maiores especialistas na temática, universidades e, claro, da Fundação INATEL – entidade nacional consultora do comité intergovernamental para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO.
O livro contou com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Adraces e Inatel, e foi desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos, possibilitando o acompanhamento das festividades da Semana Santa no concelho de Idanha.
Retrata a riqueza das encenações, de uma enorme originalidade em termos mundiais, que se diferenciam de freguesia para freguesia, todas elas únicas e de grande beleza, apresentando-se num ambiente não só de fé mas também com influências de rituais pagãos, judaicos ou mesmo Templários.
No entanto, o projeto, para além da sua vertente académica e etnográfica, serve também de alavanca do potencial da oferta turística e cultural da região e cujos contributos seriam indubitavelmente uma mais-valia sócio económica.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet