Por: Diario Digital Castelo Branco
A convite da Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, a Biblioteca Municipal José Baptista Martins organiza, no próximo dia 20 de abril, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.
A convite da Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, a Biblioteca Municipal José Baptista Martins organiza, no próximo dia 20 de abril, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.
Esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura, que conta com o apoio da Direção – Geral do Livro e das Bibliotecas, da Rede de Bibliotecas Públicas e da Rede de Bibliotecas Escolares, tem como objetivo estimular a prática da leitura nos alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
A fase distrital que decorrerá em Vila Velha de Ródão, na Biblioteca Municipal e na Casa de Artes e Cultura do Tejo, envolverá mais de 150 professores e alunos de todo o distrito e apurará os representantes distritais (um do 3º ciclo e outro do secundário), que participarão na final do Concurso Nacional de Leitura, a realizar em Lisboa.
Para vencer a fase distrital, os alunos deverão ler as obras selecionadas pela organização e responder a questões escritas e orais acerca delas. O evento contará com a presença de Hélia Correia, como autora convidada, cuja obra “Lillias Fraser” foi lida pelos concorrentes do ensino secundário.
No júri do concurso estarão presentes duas figuras maiores da nossa cultura: o poeta António Salvado e o poeta, cronista e diretor da Fundação EDP, José Manuel dos Santos. A apresentação do concurso estará a cargo do reconhecido apresentador e autor de programas de rádio e televisão, José Nuno Martins, natural do concelho e filho do inspetor José Baptista Martins que dá nome à Biblioteca Municipal.
Esta organização, da responsabilidade do município de Vila Velha de Ródão, conta com o apoio da Biblioteca Escolar e do Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão e do patrocínio da Fundação EDP, da Celtejo, Juntas de Freguesia, Caixa Geral de Depósitos e empresários do concelho de Vila Velha de Ródão e do distrito de Castelo Branco.
Estão criadas as condições para que este evento se torne uma oportunidade de dar a conhecer, e assim valorizar, a leitura, os seus autores e o concelho de Vila Velha de Ródão enquanto território cultural.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet