Por: Diario Digital Castelo Branco
No dia 18 de Abril comemorou-se o dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Os alunos do curso profissional de Turismo da escola E.B.I de Vila de Rei partiparam, na companhia de um grupo residente da Freguesia do Vilar do Ruivo, na Rota das Fontes de Mergulho.
No dia 18 de Aril comemorou-se o dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Os alunos do curso profissional de Turismo da escola E.B.I de Vila de Rei partiparam, na companhia de um grupo residente da Freguesia do Vilar do Ruivo, na Rota das Fontes de Mergulho. A iniciativa, que contou com a presença de 30 pessoas, consistiu na promoção do património localizado na freguesia da Fundada, tendo sido visitadas quatro exemplares:
Cabeça do Poço – Fonte de Mergulho da Balada Lagoa Fundeira – Fonte de Mergulho Fontinha Lagoa Fundeira – Fonte de Mergulho do Freixo Vilar do Ruivo – Fonte de Mergulho do Vale da Carreira
Na visita à Fonte da Fontinha houve uma habitante, Maria Gabriel, que declamou aos caminhantes a seguinte quadra:
“Ó fonte da minha terra,
Ó velha fonte formosa
Que eu trago na lembrança
A tua imagem saudosa”
Os participantes foram acompanhados por quatro elementos da Câmara Municipal que guiaram e deram instruções sobre todos os componentes da Rota das Fontes de Mergulho.
No final do percurso os participantes conheceram a importância das fontes de mergulho e os guias deram a conhecer a tradição da extração de água para o consumo da população.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet