Por: Diario Digital Castelo Branco
O diretor do Parque Natural do Tejo Internacional, Armando Carvalho, revelou hoje à Agência Lusa que está em estudo a gestão territorial conjunta desta zona protegida e da sua congénere espanhola.
O diretor do Parque Natural do Tejo Internacional, Armando Carvalho, revelou hoje que está em estudo a gestão territorial conjunta desta zona protegida e da sua congénere espanhola.
Em declarações à agência Lusa à margem do encontro do Comité do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha -Portugal (POCTEP), em Castelo Branco, Armando Carvalho adiantou que está previsto que seja assinado na próxima Cimeria Ibérica – a realizar no Porto no dia 09 de maio – “um documento que garante essa gestão conjunta”.
O compromisso deve ser assinado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente de Portugal e pela Junta da Extremadura de Espanha e estabelecer uma gestão articulada de um território de 50 mil hectares.
O objetivo desta gestão é otimizar recursos e desenvolver atividades conjuntas.
Armando Carvalho disse, por outro lado, que "está a ser preparada uma candidatura à UNESCO para que todo o território do Tejo Internacional seja classificado como Reserva da Biosfera".
O encontro do Comité do PROCTEP – que decorreu quarta-feira e hoje - incluiu uma viagem de barco no parque Natural do Tejo Internacional, entre Lentiscais (Castelo Branco) e Cedillo (Espanha).
O território abrangido pelos parques naturais do Tejo Internacional tem apresentado, através de autarquias portuguesas e espanholas, projetos de cooperação transfronteiriça.
Um destes projetos representa um investimento superior a sete milhões de euros e pretende potenciar turisticamente o Tejo Internacional.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, sublinhou a importância desse projeto, que já permitiu à autarquia construir um cais no Rio Ponsul (afluente do Tejo) e à Deputación de Cáceres adquirir um barco turístico, que já opera no lado espanhol.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet