Por: Diario Digital Castelo Branco
Investigadores do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI identificou um óleo essencial, extraído do tomilho, com elevado potencial para o tratamento da Candidose vulvovaginal, informou a Lusa o estabelecimento.
Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da Universidade da Beira Interior (UBI) identificou um óleo essencial, extraído do tomilho, com elevado potencial para o tratamento da Candidose vulvovaginal, informou a Lusa o estabelecimento.
A candidose vulvovaginal, conhecida por candidíase, é uma das infeções femininas mais comuns, que afeta três em cada quatro mulheres, pelo menos uma vez na vida.
O grupo de infeções mucocutâneas do CICS, liderado pelo ginecologista e Professor José Martinez Oliveira, desenvolveu um hidrogel passível de aplicação no seu tratamento.
Ana Palmeira Oliveira, especialista em Microbiologia e primeira doutorada em Ciências Farmacêuticas pela UBI, explica que "o hidrogel está a ser patenteado, prevendo-se a realização de ensaios clínicos no Hospital Pêro da Covilhã".
A equipa de Infeções Mucocutaneas do CICS, constituída em 2007, é composta por José Martinez de Oliveira, Ana Palmeira de Oliveira, Carlos Gaspar, Paula Gouveia, Ana Rita de Elvas, Patrícia Gomes e Rita Palmeira de Oliveira.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet