Por: Cristina Valente
A brincar com o 25 de Abril, algumas crianças que participaram numa iniciativa promovida pela advogada Ana Rita Calmeiro, aprenderam a importância da data e o que ela significa.
A brincar com o 25 de Abril, algumas crianças que participaram numa iniciativa promovida pela advogada Ana Rita Calmeiro, aprenderam a importância da data e o que ela significa.
Ditadura, democracia e Salazar, palavras desconhecidas para a maioria das crianças que participaram na tarde do passado dia 25 na iniciativa. “Foi muito engraçado fazer a explicação do que é um estado, do que é um cidadão, do crescimento do próprio estado e da cidadania” disse Ana Rita Calmeiro.
“O conceito de liberdade foi facilmente atingido por eles, depois de ouvirem falar de ditadura e opressão, espontaneamente perceberam que a diferença só podia ser a liberdade” explica a advogada.
A iniciativa surgiu pelo facto de a advogada ter uma filha de 6 anos que queria introduzir na celebração do 25 de abril de forma lúdica, “é a vontade de fazer para os nossos, mas também para a geração dos nossos de uma forma descontraída” explicou ao DDCB.
Jogos, brincadeiras, algumas provocações e a experiencia de ser chefe de um estado, ensinaram a estas crianças, com idades entre 6 e os 10 anos, um pouco da história do nosso país.
A Joana com 10 anos, achou a iniciativa muito interessante, “gostei, porque aprendi várias coisas que não sabia sobre o 25 de abril”. Com 10 anos a Joana já tinha ouvida falar da “revolução dos Cravos” na escola e em casa mas “aqui foi diferente e aprendi outras coisas”.
O Martim de 8 anos já tinha ouvido falar do 25 de abril, “a minha mãe falou comigo sobre isso, mas na escola não falámos de nada”, apesar de no inicio não ter gostado muito da ideia, no final afirmou” foi muito divertido e gostei muito”.
Para Rita Calmeiro foi muito agradável trabalhar com as crianças, “eles gostam de aprender, é preciso é passar-lhe a informação de forma descontraída e de uma forma lúdica”. Perguntas que surpreenderam a promotora da iniciativa, nenhuma em especial, a não ser o facto de terem associado a palavra Ditadura ao Diabo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet