Por: Diario Digital Castelo Branco
O relatório e contas de 2011 da Câmara foi aprovado por unanimidade dos deputados da Assembleia Municipal. A aprovação dos documentos de prestação de contas, que uniu as bancadas do PS e do PSD, foi justificada com o rigor apresentado.
O relatório e contas de 2011 da Câmara foi aprovado por unanimidade dos deputados da Assembleia Municipal. A aprovação dos documentos de prestação de contas, que uniu as bancadas do PS e do PSD, foi justificada com o rigor apresentado, sobretudo ao nível da receita. O Município executou 94,7% da receita prevista no orçamento e ultrapassou mesmo os valores inscritos na primeira versão apresentada no final de 2010.
O endividamento de curto prazo foi reduzido de cerca de 1,2 milhões de euros para 495 mil e os prazos médios de pagamento a fornecedores são outro dos indicadores que atestam a saúde financeira da autarquia. No 4º trimestre do ano, o prazo médio de pagamento foi de apenas 24 dias, uma redução de 20 dias no prazo médio relativamente ao mesmo período do ano anterior.
Embora a dívida de longo prazo tenha subido, o presidente da Câmara sublinhou ser decorrente da aquisição da totalidade do Parque Empresarial (PEPA), que exige ainda um investimento de 1,2 milhões de euros em infraestruturas essenciais para impulsionar o projeto e atrair empresas. João Paulo Catarino não escondeu os desafios impostos à autarquia, dando como exemplo o impacto da subida do IVA na eletricidade, que representa um encargo adicional de 300 mil euros este ano.
Na sessão da Assembleia foi também analisado o relatório anual de atividades da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Proença-a-Nova. Além de lançarem um alerta relativamente ao risco de as situações críticas aumentarem na sequência da crise financeira, os deputados Victor Bairrada (PS) e Jorge Tomé (PSD) elogiaram o trabalho desenvolvido e deixaram uma palavra de apreço à nova presidente da CPCJ, Francelina Sousa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet