Por: Diario Digital Castelo Branco
Vasco Santos apresenta o seu livro “Um sonho Republicano em terras do Rei Wamba” no próximo dia 3 de Maio, às 11h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco.
Vasco Santos apresenta o seu livro “Um sonho Republicano em terras do Rei Wamba” no próximo dia 3 de Maio, às 11h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco.
O autor nasceu em 1933, em Alcafozes – pequena aldeia do Concelho de Idanha-a-Nova revisitada nesta obra, como uma recordação dos tempos idos da implantação da República em Portugal e de alguns outros episódios marcantes nos anos que imediatamente se lhe seguiram.
Nesta obra, ao autor explora as suas raízes próximas à sua infância, e situadas pelos anos da implantação da República em Portugal. O sonho do Velho Republicano Benjamim coloca diante de nós o retrato vivo de um (certo) País em contra-mão com esse tempo (e o seu tempo): nos descaminhos do progresso, da justiça e do esclarecimento. Nesta narrativa é também a voz impressiva da experiência pessoal do autor que se faz ouvir, e nos sussurra os motivos de uma partida, alguns anos mais tarde, para terras distantes na busca da realização de outros sonhos – que eram já aqueles que, noutros tempos, tinham iluminado o Velho Republicano de Alcafozes, ou os que ainda hoje este Portugal de olhos postos no futuro não desiste de perseguir.
Vasco dos Santos cursou Filosofia no seminário em Portalegre e, após ter rumado ao Brasil em finais dos anos 50, aí concluiu a sua formação em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). É autor de uma vastíssima obra literária, em prosa e em verso, na qual ganha uma especial notoriedade a sua condição de cidadão luso-brasileiro, por exemplo, através de sucessivas e muito originais abordagens ao tema da miscigenação. Apenas alguns desses títulos que aqui se destacam: romances – Pé de Boi, Pata de Homem (2002), João Ramalho – O Cristo do Braço Quebrado (1987), Memórias de um Povoador (2003), Porque Choram os Biguás (2004), O Mameluco (2005), O Solitário da Montanha (2005); contos – Contos do Dia a Dia no Vale do Paraíba (1983), O Menino e a Rosa (1986), Os Filhos da Rua (1996); poesia – O Silêncio do Mar Salgado (2004), Carmen (2005), O Achamento do Brasil (2006).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet