Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 4 de maio de 2012

Beira Interior: Festival Y de arte contemporânea arranca no dia 10 apesar das restrições financeiras

Por: Diario Digital Castelo Branco

A edição deste ano do Festival Y, que apresenta arte contemporânea na Beira Interior, "foi a mais difícil de organizar devido às restrições financeiras", disse à Lusa Rui Sena, responsável pela organização. O Cine Teatro Avenida, de Castelo Branco, recebe o espetáculo de abertura, no dia 10 de maio.

 

A edição deste ano do Festival Y, que apresenta arte contemporânea na Beira Interior, "foi a mais difícil de organizar devido às restrições financeiras", disse à Lusa Rui Sena, responsável pela organização.

Agendada para o período compreendido entre 10 e 29 de maio, numa organização da Associação Quarta Parede, o festival apresenta um cartaz com oito espetáculos e está orçado em 35 mil euros, limitado pelo corte de 38 por cento no apoio do principal financiador, a Direção Geral das Artes.

A nível local, só dois municípios - Castelo Branco e Guarda - apoiam financeiramente a edição deste ano do Festival Y.

Apesar do cenário, Rui Sena disse acreditar que "há futuro" para o evento continuar a colocar a região "no mapa de circulação da arte contemporânea".

As restrições financeiras deste ano implicaram uma "menor quantidade" de espetáculos, mas, segundo aquele responsável, "a qualidade está assegurada".

O Cine Teatro Avenida, de Castelo Branco, recebe o espetáculo de abertura, no dia 10 de maio, quinta-feira, às 21:30, com a dançarina Mariana Tengner a apresentar "The Trap".

A mesma sala vai receber ainda outro espetáculo de dança, intitulado "Perro", pelo espanhol Daniel Abreu, no dia 23, quarta-feira, também às 21:30.

Na Covilhã, o Festival Y decorre no Auditório do Teatro das Beiras, sempre às 21:30 e a partir de dia 19, com uma apresentação intitulada "Diatom", que mistura efeitos audiovisuais e música eletrónica, da autoria do beirão Rui Monteiro.

No dia 26, a companhia Paulo Ribeiro sobe ao palco para o espetáculo de dança intitulado "Sábado 2", com seis dançarinos em ação.

A Quarta Parede inclui nos espetáculos a apresentar na Covilhã duas propostas presentes no projeto de internacionalização "Do outro lado/Al otro lado", que decorre em conjunto com o espaço La Fundición, em Bilbao, Espanha.

Vindos do País Basco, apresentam-se Horman Poster (dia 24) com a peça de teatro e performance "Pasado perfecto" e Matxalen Bilbao (dia 29) com a dança "Sast!".

A Guarda recebe um espetáculo do Festival Y: a banda AbztraQt Sir Q toca no café concerto do Teatro Municipal, no dia 25, sexta-feira, a partir das 22:00.

O Festival Y inclui ainda dois espetáculos para crianças (público escolar), nos dias 21 e 22, às 10:00 e 14:00, no auditório do Teatro das Beiras (Covilhã), com apresentação do concerto e atelier "Histórias magnéticas - Enquanto o meu cabelo crescia", de Sérgio Pelágio.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!