Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 5 de maio de 2012

Grupo de Trabalho da Cooperação Transfronteiriça prepara XXV Cimeira Luso-Espanhola em Castelo Branco

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A XXV Cimeira Luso-Espanhola, que decorrerá no Porto vai ter na agenda temas como a cobrança de portagens nas antigas SCUT e a ligação por "alta prestação ferroviária" entre Portugal e Espanha. A Cimeira será antecedida de uma reunião do Grupo de Trabalho da Cooperação Transfronteiriça que reúne em Castelo Branco, na próxima segunda-feira.

A XXV Cimeira Luso-Espanhola, que decorrerá no Porto, na quarta-feira, vai ter na agenda temas como a cobrança de portagens nas antigas SCUT e a ligação por "alta prestação ferroviária" entre Portugal e Espanha.

De acordo com fonte do gabinete do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, as questões de segurança e defesa, os mercados ibéricos da eletricidade e do gás, as comunicações móveis e a cooperação bilateral no setor do ambiente serão também debatidos no Porto.

Os assuntos económicos e europeus estarão em destaque neste encontro, que acontecerá depois de um interregno de três anos nas cimeiras entre Portugal e Espanha e no rescaldo das eleições presidenciais francesas de domingo.

Segundo a mesma fonte do gabinete do primeiro-ministro, a XXV Cimeira Luso-Espanhola permitirá que os executivos dos dois países, que enfrentam uma crise que "toca a ambos" e têm proximidade ideológica, "se conheçam melhor, até no plano pessoal".

A cobrança eletrónica de portagens nas antigas autoestradas SCUT (sem custos para o utilizador) tem recebido críticas por parte de autoridades públicas de Espanha pelas dificuldades de acesso dos seus cidadãos a estas vias portuguesas.

No que respeita aos transportes ferroviários, o Governo português deu como "definitivamente abandonado" o projeto de ligação a Espanha por "alta velocidade", estando agora em cima da mesa a aposta numa ligação por "alta prestação em bitola europeia" que permita o transporte de mercadorias para o centro da Europa.

A XXV Cimeira Luso-Espanhola será antecedida de uma reunião do Grupo de Trabalho da Cooperação Transfronteiriça, que reúne as administrações centrais e as entidades de base territorial dos dois países, em Castelo Branco, na segunda-feira.

Por outro lado, paralelamente à cimeira ibérica, vai realizar-se no Porto, na quarta-feira, um seminário empresarial organizado pela Confederação Empresarial de Portugal e pela Confederação Espanhola de Organizações Empresariais, que será encerrado pelos chefes dos governos português, Passos Coelho, e espanhol, Mariano Rajoy.

De acordo com fonte do gabinete de Passos Coelho, deverá haver pelo menos oito ministros de cada um dos executivos presentes na Cimeira Luso-Espanhola, e vários secretários de Estado.

Fontes do Governo espanhol adiantaram à Lusa que a delegação de Espanha incluirá, além de Mariano Rajoy, representantes de nove ministérios, dos quais pelo menos seis ao nível de ministro: Negócios Estrangeiros, Defesa, Agricultura, Interior, Justiça e Educação.

Do lado espanhol, estarão também representados os ministérios da Economia, Fomento e Emprego e Segurança Social, estando por deter

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!