Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 7 de maio de 2012

Castelo Branco: PSD apresenta o “Grupo das mulheres social democratas”

Por: Cristina Valente

O papel das mulheres, na sociedade, na politica e no PSD de Castelo Branco, foi o tema que marcou as comemorações do 38º aniversário do partido.

O papel das mulheres, na sociedade, na politica e no PSD de Castelo Branco, foi o tema que marcou as comemorações do 38º aniversário do partido.

A efeméride foi assinalada no domingo à noite na sede do partido em Castelo Branco, ocasião escolhida pela comissão politica concelhia para apresentar o grupo de mulheres social democratas que “apesar de informal, dará um grande contributo ao partido e ao concelho” disse João Paulo Benquerença, presidente da comissão politica concelhia.

Celeste Paixão, membro da concelhia, explicou a criação deste grupo, que junta “mulheres preocupadas com os problemas sociais, económicos e políticos que afetam a sociedade”. O grupo tem como objetivo motivar as mulheres militantes, simpatizantes e amigas a participar mais na politica e na defesa de todos, “como cidadãs, profissionais e mães” afirmou Celeste Paixão.

O grupo visitou no domingo, dia da mãe, as mães com filhos internados na pediatria do HAL e as jovens mães no serviço de obstetrícia do mesmo hospital e pretende realizar várias atividades como debates e tertúlias sobre temas atuais. Pretende ser uma voz participativa ativa, “porque o futuro do partido também passa muito pela ação das mulheres”.

A provar que as mulheres estão desde a primeira hora no PSD ouviram-se alguns testemunhos de mulheres que participaram ativamente na vida do partido ao longo dos 38 anos de existência. Maria de Lurdes Pombo, que desde a primeira hora integrou as listas do partido para vários atos eleitorais, contou alguns episódios, nomeadamente da criação das listas para as primeiras eleições autárquicas, e recordou como era difícil uma mulher ter participação ativa, “ouvi muitas coisas, e mesmo dentro do partido não era fácil uma mulher participar”.

Jean Barroca, presidente da JSD distrital, apelou ao grupo de mulheres social-democratas para ajudarem a incentivar as jovens a participar nas ações da Jota “precisamos de ter mulheres a participar connosco e isso nem sempre é fácil”.

João Paulo Benquerença, presidente da concelhia, lembrou os lideres fortes do partido, mas também os militantes de base, “homens e mulheres que ao longo destes 38 anos têm lutado nos seus concelhos pelo ideal social-democrata, e pelos interesses das suas comunidades”.

O novo líder da distrital do PSD, António Carvalho, lembrou que a história do partido se faz com bons e maus momentos, “vivemos momentos difíceis, de sacrifícios e coragem, mas espero que daqui a um ano consigamos dizer que valeu a pena e o nosso país está melhor”. António Carvalho considera também importante que a nível concelhio e distrital o partido consiga “acolher, motivar e cativar mais mulheres à participação politica”.
 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!