Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 7 de maio de 2012

Proença-a-Nova: Jovens sugerem projeto "PROENçA-A-NOVOS" à vila

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Um projeto da Faculdade de Engenharia do Porto, em parceria com a Câmara de Proença-a-Nova, está a levar crianças e jovens a sugerirem intervenções com vista à melhoria de espaços públicos.

 

Um projeto da Faculdade de Engenharia do Porto, em parceria com a Câmara de Proença-a-Nova, está a levar crianças e jovens a sugerirem intervenções com vista à melhoria de espaços públicos.

Designado de "Proença-a-Novos", o estudo junta alunos do 8.º ao 11.º ano de escolaridade da vila em debates, trabalhos, percursos fotográficos e visitas a pontos da zona urbana em que os participantes são convidados a dar sugestões de intervenção.

O projeto é coordenado por João Gonçalves, no âmbito da iniciativa Cidadãos 2.0, um projeto de investigação sobre a participação pública dos jovens, que teve origem na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

As ações decorrem desde janeiro e já são conhecidas as conclusões preliminares, que serão apresentadas ao município.

Mais do que a "quantidade" de informação, "importa destacar a postura responsável e construtiva dos participantes", destaca João Gonçalves.

Os jovens "têm dado ideias de forma criativa, mas muito realista, ao serem também capazes de sugerir melhorias através de pequenas intervenções", sublinha.

De acordo com o investigador, "o projeto mostra que estes jovens cidadãos se interessam e podem dar um contributo positivo à comunidade".

Embora classifiquem o parque urbano e a respetiva cafetaria como espaços modernos e acolhedores, os participantes no estudo "sentem falta de um espaço fechado, mais informal", com música ambiente, acesso sem fios à Internet e com organização regular de eventos.

O estudo mostra também que os mais novos não valorizam a utilização da bicicleta, "um dado a analisar numa fase em que está a ser projetada a construção de uma ciclovia", refere o município, em comunicado.

Os mais novos consideram também que o circuito de manutenção da vila "é demasiado exposto, causando desconforto na sua utilização".

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!