Por: Diario Digital Castelo Branco
A música está a unir cinco cidades da região Centro, das quais Castelo Branco, Fundão e Covilhã, no projeto de uma orquesta de guitarras, que vai ser apresentado internacionalmente pela primeira vez esta semana, em Itália, disse hoje à agência Lusa o maestro Rogério Peixinho.
A música está a unir cinco cidades da região Centro no projeto de uma orquesta de guitarras, que vai ser apresentado internacionalmente pela primeira vez esta semana, em Itália, disse hoje à agência Lusa o maestro Rogério Peixinho.
Cinquenta jovens músicos dão corpo ao projeto Guitarrofonia, uma orquesta de guitarras, "única do género no país a juntar várias escolas de música", adiantou aquele responsável.
Os sons são reflexo do talento de alunos dos 11 aos 19 anos dos conservatórios de Castelo Branco, Covilhã, Guarda, Viseu e da Academia de Música e Dança do Fundão.
Para Rogério Peixinho, diretor do Conservatório da Covilhã e maestro que dirige jovens guitarristas, a iniciativa distingue-se por conseguir uma união que nem sempre é fácil.
"É interessante juntar várias escolas num trabalho conjunto para melhorar a formação dos alunos", disse, explicando que cada estabelecimento faz uma seleção e concursos internos para escolher quem participa na orquesta de guitarras.
O processo faz com que "os alunos se apliquem para tentar conquistar um lugar. O projeto puxa por eles", destacou.
O projeto foi criado no último ano, com os concertos da Orquesta MIMA - Mostra Inter-Escolas de Música da Região Centro, dirigida por Rogério Peixinho.
Na ocasião, alguns dos elementos propuseram a constituição de uma orquesta só com guitarras e "o trabalho correu tão bem que se iniciaram concertos para além da mostra interescolar e as cinco [escolas] atuais acabaram por continuar com o projeto".
O exemplo de cooperação já resultou "na gravação de um DVD e em vários concertos".
Entre a próxima quarta-feira e dia 21 de maio, cerca de 30 elementos do Guitarrofonia representam Portugal na mostra musical Alegromosso, na região de Bolonha, em Itália.
As guitarras clássicas dos jovens da região Centro vão tocar juntas pela sexta vez, mas será a primeira num palco estrangeiro, numa mostra (sem competição) que junta estabelecimentos de ensino de todo o mundo.
Os alunos portugueses vão interpretar peças de compositores como Vivaldi ou Carlos Seixas e de grupos como os Beatles.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet