Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 15 de maio de 2012

Mário Soares vem a Castelo Branco apresentar livro de Fernando Paulouro Neves

Por: Diario Digital Castelo Branco

O ex-Presidente da Republica, Mário Soares, vai estar dia 25 em Castelo Branco para apresentar o ultimo livro do jornalista e escritor Fernando Paulouro Neves "Crónica do País Relativo - Portugal, minha questão".

O ex-Presidente da Republica, Mário Soares, vai estar dia 25 em Castelo Branco para apresentar o ultimo livro do jornalista e escritor Fernando Paulouro Neves «Crónica do País Relativo - Portugal, minha questão».

 A apresnetação vai ter lugar às 18:00, no salão nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco.´, com a presença de Mário Soares e o jornalista António Valdemar.

«Crónica do País Relativo - Portugal, minha questão», volume I, editado pela A23 edições, é o novo livro de Fernando Paulouro Neves e reúne uma antologia de crónicas publicadas no “Jornal do Fundão”, nos últimos dez anos. O livro inclui mais de 300 crónicas publicadas pelo autor nos últimos anos.

No prefácio, assinado por Baptista Bastos, pode ler-se: "Fernando Paulouro é um dos grandes jornalistas portugueses, e o seu texto avulta como a associação perfeita do modelo clássico com a imagem de vanguarda(...) e se há um jornalista que mereça a nossa confiança inabalável, esse é Fernando Paulouro. Num país que se move sob as mais atrozes superstições, onde analfabetos irrecuperáveis são directores de Imprensa ou ministros de todas as pastas, e no qual muitos «jornalistas» se transformaram em recoveiros do Poder, é sempre com júbilo e, amiúde, com emoção, que assisto à trajectória moral e rigorosamente profissional de Fernando Paulouro.

Fernando Paulouro Neves é natural do Fundão, onde nasceu em 1947. Foi chefe de redacção do Jornal do Fundão e é, actualmente, seu Director. Tem colaboração diversa em jornais e revistas, prefaciou livros de ensaio, poesia e de ficção e participou em obras coletivas sobre questões da realidade transfronteiriça, pertenceu, por diversas vezes, à direcção do Sindicato dos Jornalistas e ao Conselho Deontológico, animou debates e participou em conferências, fez parte da Comissão Organizadora das Jornadas da Beira Interior e da Raia Sem Fronteiras.

Escreveu, com Daniel Reis, “A Guerra da Mina e os Mineiros da Panasqueira”, é autor do texto dramático “O Foral: tantos Relatos/Tantas Perguntas”, e de um outro “Era uma vez Cerinéu…”. Encontra-se representado no volume “Identidades Fugidias”, coordenado pelo Prof. Eduardo Lourenço e na antologia “A Mãe na Poesia Portuguesa”, organizada por Albano Martins. Publicou o livro de ficção “Os fantasmas não fazem a barba” e "A materna casa da Poesia - sobre Eugénio de Andrade”.(ensaio) e recentemente o conto “Os Olhos do Medo”. Dirigiu e colaborou em variadíssimos Suplementos literários, presidiu ao Teatro das Beiras. Desde 2012 faz parte dos corpos sociais da Fundação Manuel Cargaleiro.

 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!