Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O município do Fundão quer aliar a cereja que torna o concelho famoso aos pastéis de nata que o ministro da Economia já elegeu como marca de Portugal no exterior para criar um novo doce.
O município do Fundão quer aliar a cereja que torna o concelho famoso aos pastéis de nata que o ministro da Economia já elegeu como marca de Portugal no exterior para criar um novo doce.
O presidente da câmara, Paulo Fernandes, espera mesmo já poder dar a provar alguns pastéis de nata de cereja a Álvaro Santos Pereira numa conferência sobre o fruto a realizar em Lisboa, em junho, no âmbito da campanha promocional da cereja do Fundão.
A ideia do pastel em tons vermelhos provocou sorrisos na sala onde hoje foi apresentado o programa de promoção, que inclui 13 ações de Norte a Sul do país e em Bruxelas, de maio a julho, em que a cereja serve para promover todos os produtos turísticos e gastronómicos do Fundão.
O concelho, na região da Cova da Beira, produz em média seis mil toneladas de cereja por ano, equivalente a metade do que nasce em Portugal.
Este ano são esperadas quebras de 30 a 40% devido às baixas temperaturas registadas no primeiro semestre, referiu Filipe Costa, diretor técnico da empresa diretor técnico da empresa Cerfundão.
No entanto, garantiu, as quebras não vão afetar a qualidade e muito menos o espírito empresarial, espera o presidente da câmara.
Apesar dos sorrisos por conta do pastel, o exemplo do doce é um dos que deve ser levado a sério, considerou Paulo Fernandes, para quem "há inúmeros produtos locais com potencial" na área agroindustrial, que no concelho tem estado em contra-ciclo com a crise.
A campanha anual do município, delineada pela primeira vez há 10 anos, pretende "abrir portas em novos mercados e criar oportunidades".
Entre outras iniciativas, o programa inclui ações de rua com distribuição de cereja entre 28 de maio e 12 de junho em Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Faro e Setúbal e fornecimento de estações de serviço nas autoestradas, espaços onde se venderam 36 toneladas do fruto em 2011.
A 14 de junho haverá uma degustação de cereja e produtos derivados na Assembleia da República.
O pastel de nata de cereja tem sido apresentado nos últimos dois anos como produto gourmet na Festa da Cereja, que o município promove este ano de 07 a 10 de junho, em Alcongosta.
Este ano, a autarquia envolveu mais pastelarias na organização "para ver se a receita é agarrada e passa a fazer parte da oferta da nossa doçaria", destacou Paulo Fernandes.
Do ministro da Economia, o autarca espera obter "o reconhecimento da importância destes produtos para a afirmação da marca Portugal" e a partir daí dar notoriedade também à ruralidade que traz mais-valias ao Fundão e à região envolvente.
Álvaro Santos Pereira foi convidado para uma conferência sobre o tema ‘A Magia da Cereja do Fundão’, a realizar no dia 01 de junho no Hotel Borges, no Chiado, em Lisboa, organizada pelo Jornal do Fundão e pelo município.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet