Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 16 de maio de 2012

Castelo Branco: Serviços de Reinserção Social com novas instalações cedidas por Morão

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

 Os serviços de Reinserção Social do Ministério da Justiça em Castelo Branco vão ter novas instalações cedidas pelo município, no âmbito de um contrato de comodato hoje assinado.

 

Os serviços de Reinserção Social do Ministério da Justiça em Castelo Branco vão ter novas instalações cedidas pelo município, no âmbito de um contrato de comodato hoje assinado.

Os dez membros da equipa local que executa penas e medidas vão passar a ocupar um espaço em que a Câmara de Castelo Branco realizou obras, na confluência da Rua da Granja com a Rua de São Tiago.

A mudança vai permitir "uma melhoria significativa no acolhimento de cidadãos e no trabalho da equipa", destacou hoje o Diretor Geral de Reinserção Social, Rui Sá Gomes, durante a cerimónia de assinatura, no salão nobre dos paços do concelho de Castelo Branco.

Para Joaquim Morão, presidente da Câmara de Castelo Branco, com o contrato de hoje, a autarquia cumpre a sua função ao realizar "os melhoramentos necessários para que os serviços estejam bem instalados na cidade".

Os serviços de Reinserção Social de Castelo Branco integram a equipa Beira Sul, que abrange 20 concelhos do norte do Alentejo e da Beira Baixa e presta apoio a dez tribunais e dois estabelecimentos prisionais.

Rui Sá Gomes revelou que cerca de 86 por cento do trabalho de execução de penas na região é desenvolvido na área penal e 14 por cento na área tutelar educativa, estando atualmente em execução 438 medidas penais na comunidade e 218 relatórios.

Segundo aquele responsável, a Câmara de Castelo Branco beneficiou em 2011 de 12 prestadores de trabalho num total de 2.485 horas a favor da comunidade.

Este ano, estão colocados nos serviços do município outros sete prestadores.

A nível nacional, a Direção Geral de Reinserção Social estima que existam 20.938 pessoas em liberdade condicional, suspensão da execução da pena de prisão, trabalho comunitário, sob vigilância eletrónica e em centro educativo.

As equipas de reinserção social subscreveram ainda, em 2011, um total de 52 mil documentos relativos a apoio técnico aos tribunais na tomada de decisão.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!