Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 21 de maio de 2012

Castelo Branco: Domingo crianças marcham pelo coração

Por: Cristina Valente

A Associação de professores de educação física organiza domingo , este ano com o Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, mais uma marcha do coração.

A Associação de professores de educação física organiza domingo, este ano com o Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, mais uma marcha do coração.

A marcha, que vai já na 10º edição, é uma atividade dirigida às crianças do pré-escolar e 1º ciclo, e todos os anos tem movimentado milhares de pessoas, não só crianças e familiares, mas também albicastrenses que se associam à iniciativa.

Com o objetivo principal de motivar à prática desportiva, a Marcha do Coração tem conseguido atingir esse propósito.

“A parceria com as escolas, tem sido muito positiva, porque as crianças trazem sempre consigo 1 ou mais adultos, que pelo menos nesse dia fazem a caminhada e quem sabe ficam motivados para a pratica desta modalidade” diz João Paulo Ramalho da Associação de Professores de Educação Física.

A colaboração com as escolas é para o responsável da Associação “uma mais valia” e o Agrupamento Cidade de Castelo Branco, tem sido “sui generis” porque tem acrescentado à Marcha algo da própria dinâmica da escola.

A marcha é, de resto, uma modalidade já com bastantes adeptos em Castelo Branco, e o facto de terem sido construídas avenidas onde houve a preocupação de criar condições para essa prática, veio contribuir para a implementação ainda maior da modalidade.
O responsável da associação recorda que tal como nos anos anteriores, associaram-se à atividade vários parceiros, como ULS, Associação dos Diabéticos e a Fundação Portuguesa do Pulmão , que no final da marcha vão realizar alguns rastreios, nomeadamente de diabetes e tensão arterial.

Jerónimo Barroso, diretor do Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, destaca o facto de a organização este ano associar à Marcha o 2º Festival de Precursão Cidade de Castelo Branco.

“Será também um momento de festa, uma vez que durante o percurso se vão integrando os vários grupos de precursão convidados para o festival, e que animarão com a sua música o trajeto entre o centro da cidade e a escola cidade de Castelo Branco” afirma Jerónimo Barroso.

A concentração dos participantes vai ter lugar a partir das 8:30 no centro da cidade, onde começam a atuar os grupos de precursão às 8:45, a marcha sairá às 9 horas e deverá chegar à escola cerca das 10 horas, “ é um percurso relativamente fácil, são cerca de 3 quilómetros, com uma dificuldade pequena/média” alerta Jerónimo Barroso.

Após a chegada à escola, e para além dos rastreios, haverá várias iniciativas onde todos podem participar, “serão demostrações das atividades praticadas na escola, mas serão demostrações interativas, dando a possibilidade a todos que queiram de experimentar”.

A Associação Raia-Aventura estará também presente para divulgar as suas atividades e dar a possibilidade de todos experimentarem.
Durante a manhã os grupos convidados para o 2º festival de Precursão, da ETEPA , Toque e Ródão de Vila Velha de Ródão e Grupo de Precursão da Lardosa, vão animar o recinto da escola.
 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!