Por: Diario Digital Castelo Branco
A realização de ecografias ao domicílio é o novo serviço da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, destinado a pessoas com mobilidade reduzida, anunciou à Lusa a instituição.
A realização de ecografias ao domicílio é o novo serviço da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, destinado a pessoas com mobilidade reduzida, anunciou hoje a instituição.
Os exames são feitos por médicos do Centro de Diagnóstico da Misericórdia, na sequência das marcações que podem ser feitas pelos utentes, explicou à Agência Lusa o provedor, Pedro Paiva.
A ideia passa por "facilitar a vida a acamados ou outras pessoas com menos mobilidade, evitando situações de desconforto com transportes, espera e acompanhamento", sublinhou.
Os exames ao domicílio são feitos com um ecógrafo portátil e as deslocações abrangem a área da cidade da Covilhã, incluindo os utentes do lar de idosos da própria Misericórdia.
Cada exame é comparticipado pela Segurança Social e tem um custo de 25 euros para o utente, "sendo um custo inferior ao que teriam se se deslocassem em táxi ou ambulância até às instalações do Centro de Diagnóstico", explicou Pedro Paiva.
Para já, a agenda do novo serviço ainda está vazia, mas assim que os utentes começarem a fazer marcações, a instituição vai tentar "encontrar forma de juntar dois ou três exames no mesmo dia".
O objetivo é "agilizar a tarefa do médico e minimizar custos nas deslocações".
O novo aparelho portátil ao serviço do Centro de Diagnóstico da Misericórdia cobre as necessidades genéricas de qualquer tipo de ecografia, nas patologias típicas, sublinhou Pedro Paiva.
Além da ecografia, o centro de diagnóstico da Misericórdia da Covilhã dispõe de serviços de radiologia, TAC e análises clínicas, os quais também servem regularmente o Hospital da Covilhã, concluiu.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet