Por: Diário Digital Castelo Branco
A Casa do Concelho de Vila Velha de Ródão voltou a marcar presença no maior encontro de Casas Regionais, em Lisboa, que decorreu nos passados dias 14, 15 e 16 de Junho.
A organização do evento esteve a cargo da ACRL - Associação das Casas Regionais em Lisboa e da ACCL - Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa com apoio da Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia do Areeiro, Arroios e Penha de França.
A Alameda encheu-se com uma montra de diversas regiões, onde cada uma, ao seu estilo, mostrou várias potencialidades, desde mostras gastronómicas, passando pelo artesanato, turismo, doçaria e muito folclore, fadistas e concertinas.
Decorreu uma mostra e prova rica dos produtos "Terras de Oiro", com os queijos da Queijaria Lourenço, mel "Claro´s", presunto e enchidos Rodrigues, azeite da Rodoliv, azeitonas da Tojeira e vinhos da Adega 23 que fizeram as delícias de quem visitou.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco, foram muitos os elogios recebido aos produtos d´oiro, sempre muito apreciados além portas. A cereja em cima do topo do bolo, este ano, estava guardada para domingo, com atuação da Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Fratelense, ou seja, a acarinhada e mais do que centenária Banda do Fratel, que este ano faz 121 anos de existência. O profissionalismo, o rigor e a competência com que os seus músicos honram as suas fardas e origens é por demais evidente e vivida com emoção.
Mereceram enorme ovação tendo, por terem marcado a diferença, recebido o convite para outros eventos. Para a Casa do concelho, que honra e quer continuar a dignificar as suas origens, é uma alegria imensa e um abraço reconfortante saber que trouxeram vários conterrâneos à Alameda, especialmente para este momento. As gentes de Fratel, em particular, são conhecidas pelo seu bairrismo e como "ninguém fica para trás", foram muitos os familiares e amigos que marcaram presença.
"A solidariedade e companheirismo salutar entre todas as Casas presentes foi notório, sabendo que ’juntos somos mais fortes’ e que todas as dificuldades inerentes aos territórios do interior e de baixa densidade ficam mais ricos, com maior visibilidade e, por conseguinte, com maior notoriedade com estes eventos“, declara a Casa do Concelho em nota de imprensa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet