Por: Diario Digital Castelo Branco
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) e o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), na Covilhã, assinaram um protocolo para cooperação na prestação de consultas e atendimento de urgências em cinco especialidades.
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) e o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), na Covilhã, assinaram um protocolo para cooperação na prestação de consultas e atendimento de urgências em cinco especialidades.
O documento foi assinado pelos respetivos presidentes no âmbito de uma conferência sobre a criação do "Polo de Saúde da Beira Interior", realizada na Faculdade de Ciências da Saúde, com a presença do secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa.
No âmbito das consultas externas, o acordo prevê que o CHCB disponibilize recursos humanos nas especialidades de Pneumologia e Imunohemoterapia para acompanhamento de utentes da área de abrangência da ULSCB.
Por sua vez, a ULSCB terá profissionais de Nefrologia para consultas de utentes do CHCB.
No que respeita às urgências, ambas as estruturas disponibilizarão recursos humanos para acompanharem utentes de Oftalmologia e a ULSCB coloca ainda pessoal para urgências a realizar no CHCB na especialidade de Otorrinolaringologia.
O acordo terá implementação a partir do mês de junho.
Para Vieira Pires, presidente da ULSCB, o protocolo "permite que as especialidades referenciadas tenham atendimento garantido na região, seja ao nível de consultas ou urgência, estando os doentes na Covilhã ou em Castelo Branco e referenciados sem constrangimento numa ou noutra unidade".
Por outro lado, tem uma "forte componente" de ensino: "serão criados consórcios em especialidades especificadas para garantir que, na região, exista capacidade formativa pré e pós-graduada que tem faltado até agora".
Miguel Castelo Branco, presidente do CHCB, encara o acordo como um reflexo "da vontade de cooperar, levando à prática um documento que é só o ponto de partida para a criação do Polo de Saúde da Beira Interior".
A criação do Polo de Saúde da Beira Interior está prevista no relatório do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar (GTRH), apresentado a 21 de novembro de 2011.
No entanto, para aquele responsável, o documento hoje assinado "é só o ponto de partida, havendo, por isso, muito mais para fazer no futuro".
Para além da prestação de cuidados de saúde, o protocolo abrange as áreas de aquisições e formação.
O documento prevê que as unidades se articulem entre si "no que respeita à partilha de serviços em diferentes especialidades, para preenchimento de requisitos que permitam a formação de internos", designadamente nas áreas da Anestesiologia, Pediatria e Ortopedia.
As partes comprometem-se ainda a "reforçar e estreitar a colaboração na articulação com a UBI e com o Instituto Politécnico de Castelo Branco".
Em termos de encargos, a colaboração vai funcionar com base no princípio do "utilizador-pagador", sendo os encargos da responsabilidade do estabelecimento utilizador.
O documento prevê ainda que ambas as estruturas enviem semestralmente à Administração Regional de Saúde do Centro um mapa contendo o correspondente movimento assistencial.
Ainda segundo Miguel Castelo Branco, há igualmente reuniões a decorrer com a Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG) sobre a cooperação a estabelecer envolvendo também aquela estrutura.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet