Por: Cristina Valente
Cerca de 3 mil pessoas participaram domingo na marcha pelo coração, este ano organizada pela Associação de professores de educação física e a Escola Cidade de Castelo Branco.
Cerca de 3 mil pessoas participaram domingo na marcha pelo coração, este ano organizada pela Associação de professores de educação física e a Escola Cidade de Castelo Branco.
Logo pela manhã o centro da cidade começou a receber os participantes, crianças e adultos, preparados para a caminhada de 3 quilómetros. As crianças são os principais alvos da iniciativa, mas consigo trazem os pais e muitas vezes os avós.
Maria Mendes, tem 75 anos, e participa sempre na Marcha pelo Coração, apesar de confessar que habitualmente não anda muito a pé, “começamos por acompanhar os netos e filhos, hoje vimos porque gostamos, acho que é uma iniciativa interessante e faz bem à saúde”. Mário Matos, também com 75 anos, disse ao DDCB que tenta andar a pé, e todos os anos participa na marcha pelo coração, “Deviam existir mais eventos iguais a este, porque fazem bem à saúde e motiva-nos a andar” disse à nossa reportagem antes de iniciar a caminhada.
Este ano a organização juntou à marcha o 2º Festival de Percursão da Escola Cidade de Castelo Branco, que animou musicalmente todo o percurso, no final o diretor do Agrupamento Jerónimo Barroso só tinha uma palavra para descrever o evento “espetacular”.
Para além da iniciativa apelar à prática do desporto e estilos de vida saudáveis, Jerónimo Barroso diz que o Agrupamento quis também transformar a iniciativa numa festa e o objetivo foi conseguido, “os bombos animaram imenso os participantes e foi de facto uma festa”. No final da marcha, João Paulo Ramalho, da Associação de professores de educação física, afirmou-se satisfeito com a adesão da população ao evento.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet