Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 29 de maio de 2012

Disco do Coro Misto da Beira Interior dá novo corpo ao Fado “sem lhe tirar a alma” - maestro

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Coro Misto da Beira Interior vai dar um novo corpo ao fado, "sem lhe tirar a alma portuguesa", num disco a lançar no mês de junho, explicou à Agência Lusa o maestro Luís Cipriano.

 

O Coro Misto da Beira Interior vai dar um novo corpo ao fado, "sem lhe tirar a alma portuguesa", num disco a lançar no mês de junho, explicou à Agência Lusa o maestro Luís Cipriano.

O trabalho "Fado" terá temas como "Lisboa menina e moça", "Canção do mar" ou "Covilhã Cidade Neve" cantados por 30 vozes, acompanhadas por guitarra clássica, guitarra portuguesa e contrabaixo, com arranjos de Luís Cipriano.

O disco foi ultimado durante o mês de maio, será editado pela Ovação e terá distribuição nacional.

O desafio de transformar fados em música coral "não foi fácil de concretizar, porque o Fado segue uma tradição oral e tem uma grande dose de improviso", ou seja, o mesmo tema "nunca é cantado duas vezes da mesma forma", explicou.

Ainda assim, Luís Cipriano acredita que o trabalho "mantém a alma do fado, aliada ao rigor com que canta um coro clássico", sendo que as vozes incluem "imensas ornamentações".

Nos dias de hoje "nada deve ser estanque" e o jogo de sons deste fado transformado "tira o máximo partido das vozes de que o coro dispõe", refere, destacando a "elasticidade" dos elementos do grupo.

O projeto nasceu há quatro anos, mas ficou na gaveta, à espera de patrocínios.

Só depois de o Fado ter sido reconhecido como Património da Humanidade "é que foi possível reunir interessados" em apoiar a iniciativa, justificou Luís Cipriano.

A gravação de um segundo disco dedicado ao Fado "é uma hipótese que não está excluída", mas, para já, o Coro Misto da Beira Interior vai aguardar para "avaliar o impacto deste primeiro trabalho".

Quando o grupo adaptou música popular portuguesa para o canto coral "também ninguém passou que houvesse um segundo disco, que veio a ser lançado cinco anos mais tarde".

Para além de apresentações pelo país - uma das quais a 16 de junho a convite da Universidade da Beira Interior, na Covilhã - o disco "Fado" do Coro Misto da Beira Interior tem uma apresentação internacional agendada para a segunda semana de outubro, na Polónia.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!