Oleiros: Câmara e Agrupamento de Escolas criam Rede de Bibliotecas

A Câmara Municipal de Oleiros e o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA) formalizaram a 29 do passado mês de Outubro, a criação da Rede de Bibliotecas de Oleiros.

  • Educação
  • Publicado: 2024-11-03 15:20
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Para marcar a ocasião, além da assinatura do protocolo de cooperação, os alunos do AEPAA assistiram a uma peça de teatro e à apresentação de um livro.

A tarde teve início com a peça de teatro “Camões: Entre Histórias, Versos e Melodias”, encenada pela companhia Os 3 Assobios. Com momentos de interação, a peça envolveu os alunos, que participaram ativamente na interpretação e animação.

Em seguida, realizou-se a assinatura do protocolo que define a constituição desta rede concelhia de bibliotecas, oficializada pelo Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, e pelo Diretor do AEPAA, Filipe Domingues.

Miguel Marques destacou que “o estabelecimento deste protocolo representa um avanço importante no compromisso do Município e no trabalho em rede que tem vindo a ser desenvolvido aos mais variados níveis. A par de outras parcerias já estabelecidas, a cooperação entre a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Escolar do AEPAA é fundamental para valorizar o fundo local, promover hábitos de leitura e de aquisição de conhecimento”.

O autarca acrescentou, ainda, que têm sido feitos diversos investimentos no AEPAA, incluindo “a Sala do futuro, que também será mais uma valência disponível, trazendo novas ferramentas de desenvolvimento ao serviço da educação”.

Como resultado desta parceria, foi aproveitada a ocasião para apresentar o portal, que permite o acesso à informação por toda a comunidade. No portal, encontra-se o catálogo coletivo das duas bibliotecas, apresentado pela bibliotecária municipal, Telma Veríssimo, e pela professora bibliotecária, Emília Lages.

Por fim, foi apresentado o livro O Anjo e os Demónios, da autoria do jovem oleirense Rodrigo Santos, antigo aluno do AEPAA. O momento contou com a participação do Vice-Presidente da Câmara, Paulo Urbano, do autor e da professora Helena Ferreira Nunes.

Paulo Urbano destacou que, ao ler o caderno de poemas do jovem escritor, “a Câmara não podia ficar indiferente a uma obra que transmitia algo tão profundo”.

Pode aceder a todos os recursos da Rede de Bibliotecas de Oleiros em https://rboleiros.cm-oleiros.pt/.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB