O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foi palco de um evento marcante que reuniu mais de uma centena de participantes no auditório da Escola Superior de Educação.
Organizado no âmbito do projeto INOV3P, um consórcio para a criação de um Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica, o Encontro de Inovação Pedagógica teve como tema central a Inteligência Artificial e sua aplicabilidade no ensino superior.
A Vice-presidente do IPCB, Ana Vaz Ferreira, representante desta instituição no INOV3P, “destacou a relevância de projetos como este para o futuro da educação e a capacitação dos docentes face às rápidas transformações tecnológicas do ensino”
A presença de especialistas, como António Moreira, da Universidade Aberta, que abordou a "Educação e Competências Pedagógico-digitais no Ensino Superior", e de vários outros docentes e investigadores nacionais e internacionais, enriqueceu o encontro e proporcionou a partilha de boas práticas e metodologias inovadoras sobre o uso da inteligência artificial na sala de aula, as metodologias ativas de ensino e a integração das tecnologias no processo de aprendizagem.
Na parte da manhã, o encontro contou com uma palestra sobre as competências pedagógico-digitais no ensino superior, seguida de uma Conferência de Abertura dedicada às boas práticas em inovação pedagógica. com a participação de Margarida Morgado (IPCB) e o tema Práticas Pedagógicas Colaborativas de Docentes e Alunos; Inês Araújo (IPTomar) com o tema Partilha de Práticas: Um Catalisador para a Inovação Pedagógica, e Ana Loureiro (IPSantarém) com o tema Metodologias Ativas no Ensino Superior.
A tarde foi dedicada ao Workshop ‘Smart Media Production’, ministrado por Bob Joziasse, da Universidade de Roterdão, que abordou técnicas de produção de media inteligente, um tema crucial para a inovação pedagógica na atualidade. A tarde também incluiu uma mesa redonda sobre os novos rumos para a inovação pedagógica, com a participação de especialistas como Isabel Pedrosa (IP Coimbra), Fernanda Nogueira (Universidade Aberta), Cláudia Vajão (ISCTE) e Cristina Gomes (IPViseu). Esta mesa foi um momento de reflexão sobre os desafios éticos e pedagógicos da utilização das tecnologias emergentes na educação, debatendo, entre outros temas, as implicações da IA na personalização do ensino e o impacto das novas ferramentas digitais na formação de competências.
A adesão ao encontro é o reflexo do crescente interesse pela inovação pedagógica e pelo impacto da inteligência artificial na educação, trazendo discussões sobre as competências digitais para o ensino superior e as novas práticas pedagógicas que estão a transformar as metodologias de ensino.
O IPCB continua assim a afirmar o seu compromisso com a formação de docentes adaptada aos desafios do mundo digital, permitindo que a instituição se mantenha relevante, acessível e inovadora para as futuras gerações.
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