Diário Digital Castelo Branco - Inteligência Artificial debatida no Politécnico de Castelo Branco em Encontro de Inovação Pedagógica Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Inteligência Artificial debatida no Politécnico de Castelo Branco em Encontro de Inovação Pedagógica

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foi palco de um evento marcante que reuniu mais de uma centena de participantes no auditório da Escola Superior de Educação.

  • Educação
  • Publicado: 2025-02-19 23:13
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Organizado no âmbito do projeto INOV3P, um consórcio para a criação de um Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica, o Encontro de Inovação Pedagógica teve como tema central a Inteligência Artificial e sua aplicabilidade no ensino superior.

A Vice-presidente do IPCB, Ana Vaz Ferreira, representante desta instituição no INOV3P, “destacou a relevância de projetos como este para o futuro da educação e a capacitação dos docentes face às rápidas transformações tecnológicas do ensino”

A presença de especialistas, como António Moreira, da Universidade Aberta, que abordou a "Educação e Competências Pedagógico-digitais no Ensino Superior", e de vários outros docentes e investigadores nacionais e internacionais, enriqueceu o encontro e proporcionou a partilha de boas práticas e metodologias inovadoras sobre o uso da inteligência artificial na sala de aula, as metodologias ativas de ensino e a integração das tecnologias no processo de aprendizagem.

Na parte da manhã, o encontro contou com uma palestra sobre as competências pedagógico-digitais no ensino superior, seguida de uma Conferência de Abertura dedicada às boas práticas em inovação pedagógica. com a participação de Margarida Morgado (IPCB) e o tema Práticas Pedagógicas Colaborativas de Docentes e Alunos; Inês Araújo (IPTomar) com o tema Partilha de Práticas: Um Catalisador para a Inovação Pedagógica, e Ana Loureiro (IPSantarém) com o tema Metodologias Ativas no Ensino Superior.

A tarde foi dedicada ao Workshop ‘Smart Media Production’, ministrado por Bob Joziasse, da Universidade de Roterdão, que abordou técnicas de produção de media inteligente, um tema crucial para a inovação pedagógica na atualidade. A tarde também incluiu uma mesa redonda sobre os novos rumos para a inovação pedagógica, com a participação de especialistas como Isabel Pedrosa (IP Coimbra), Fernanda Nogueira (Universidade Aberta), Cláudia Vajão (ISCTE) e Cristina Gomes (IPViseu). Esta mesa foi um momento de reflexão sobre os desafios éticos e pedagógicos da utilização das tecnologias emergentes na educação, debatendo, entre outros temas, as implicações da IA na personalização do ensino e o impacto das novas ferramentas digitais na formação de competências.

A adesão ao encontro é o reflexo do crescente interesse pela inovação pedagógica e pelo impacto da inteligência artificial na educação, trazendo discussões sobre as competências digitais para o ensino superior e as novas práticas pedagógicas que estão a transformar as metodologias de ensino. 

O IPCB continua assim a afirmar o seu compromisso com a formação de docentes adaptada aos desafios do mundo digital, permitindo que a instituição se mantenha relevante, acessível e inovadora para as futuras gerações.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB