“Literacia Energética” em conferência no Politécnico de Castelo Branco

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) recebeu a Conferência sobre Literacia Energética "Plug Into Knowledge | The First Step to the Energy Transition", numa parceria com a empresa GreenVolt.

  • Educação
  • Publicado: 2024-11-03 22:35
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A iniciativa, organizada pelo Grupo Greenvolt, pretende promover a literacia energética junto de diferentes faixas etárias, nomeadamente junto da comunidade académica, mais especificamente para os estudantes das áreas das energias renováveis, num evento focado focado em literacia energética e no papel das energias renováveis na transição para um futuro mais sustentável.

António Fernandes, Presidente do IPCB, foi o moderador da conferência "Plug Into Knowledge | The First Step to the Energy Transition" que reuniu um vasto painel de especialistas. O painel teve a participação de Carlos Coelho, Diretor Executivo do Grupo Greenvolt e líder da unidade de novos negócios de energia do grupo, Nuno Rocha Pedro, docente na Escola Superior Agrária do IPCB e Jorge Amaral, Presidente e Fundador da Mecalbi.

Durante o painel, foram abordados temas centrais como o papel das energias renováveis na transição energética e as vias de inovação no setor. Questões como “Porque são as renováveis importantes?” e “O impacto da inteligência artificial na área das energias renováveis” foram discutidas, explorando como estas tecnologias poderão transformar o panorama energético.

Além dos debates técnicos, o painel incluiu uma vertente inspiracional sobre liderança, destacando o perfil dos futuros líderes na área da energia sustentável. No final, foi aberta uma ronda de perguntas e respostas que dinamizou ainda mais o diálogo entre os participantes, com questões como: "A reduzida escala dos projetos de produção descentralizada significa que o seu impacto na transição energética será também reduzido?", "Sem as baterias, o crescimento das energias renováveis de pouco serve?" e "O hidrogénio verde é uma moda, uma tendência ou uma certeza?". Em destaque, também se discutiu se a inteligência artificial será “o” ou “um” fator decisivo na transição energética, sublinhando as novas possibilidades que esta tecnologia pode trazer ao setor.

O evento reforçou o compromisso do IPCB com a promoção da literacia energética e o desenvolvimento de estratégias de inovação sustentável, reiterando a importância do conhecimento e da liderança para uma transição energética eficaz e inclusiva em parceria com as empresas da área.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB