A Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, em Proença-a-Nova, na tarde da passada quarta-feira, 23 Novembro, foi lançada à comunidade escolar, a proposta de escolha de árvores autóctones a configurar no recinto escolar, através de formulário google, tendo sido as três mais votadas: o sobreiro, o castanheiro e o medronheiro.
São diversas as espécies de autóctone mediterrânica e atlântica: Alecrim (Rosmarinus officinalis); Aveleira (Corylus avellana); Azevinho (Ilex aquifolium); Azinheira (Quercus rotundifolia); Carvalho-alvarinho; (Quercus robur);Carvalho-negral (Quercus pyrenaica); Carvalho-português (Quercus faginea) Cerejeira-brava (Prunus avium) Gilbardeira (Ruscus aculeatus) Loureiro (Laurus nobilis);Madressilva (Lonicera sp.) Medronheiro (Arbutus unedo); Murta (Myrtus communis);Oliveira (Olea europaea var. europaea) Pilriteiro (Crataegus monogyna) Sobreiro (Quercus suber); Sabugueiro (Sanbucus nigra) Urze branca (Erica arborea) e Zambujeiro (Olea europaea var. sylvestris).
De referir que a Floresta Autóctone caracteriza – se por possuir uma grande área de árvores nativas do próprio território e são de extrema importância, uma vez que servem como área de refúgio e reprodução de um grande número de animais, importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais. São também mais resistentes a pragas, doenças e períodos de seca ou chuvas intensas, ajudando por isso a manter a fertilidade do espaço natural e o equilíbrio biológico das paisagens.
Esta iniciativa está inserida na participação da Escola Básica Pedro da Fonseca no Programa Green Cork, coordenado pela Equipa Eco Escolas, com o apoio da Associação de Estudantes e com a comunidade escolar.
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