Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 7 de junho de 2012

Fundão: Pastelarias querem destronar licores como reis da Festa da Cereja

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

As pastelarias do Fundão estão a pôr "a cereja no cimo do bolo", expressão usada para ilustrar casos de sucesso, mas também para responder ao desafio do município para criação de doçaria com a fruta ícone do concelho.

 

As pastelarias do Fundão estão a pôr "a cereja no cimo do bolo", expressão usada para ilustrar casos de sucesso, mas também para responder ao desafio do município para criação de doçaria com a fruta ícone do concelho.

A ideia é tornar o pastel de nata de cereja um produto típico e o doce será por isso uma das atrações da festa anual, que entre quinta-feira e domingo vai ocupar as ruas da aldeia de Alcongosta.

A Festa da Cereja é o ponto alto da campanha sazonal de promoção turística do município, centrada no fruto, ou não fosse esta a região que concentra a maioria dos cerejais de Portugal.

Por entre a fruta fresca que começou a ser colhida há poucas semanas, o doce ambiciona competir com os licores pelo troféu de produto mais procurado nas animadas noites de Alcongosta.

Manuela Machado, gerente da pastelaria Arte e Doce, no Fundão, vai ocupar uma das bancas em que se transformam garagens e rés-do-chão das ruas da aldeia.

Recusa-se a revelar o segredo do bolo que em vez da nata cor de gema e tostada, tem um creme rosa e aveludado, com sabor a cereja, o fruto fresco que leva em cima.

Esta pastelaria chama-lhe "Delícia de Cereja" e só no último fim-de-semana "foram vendidas mais de duas mil na pastelaria: toda a gente queria e repetia", destaca Manuela Machado.

A 80 cêntimos a unidade, continuam a sair da vitrina todos os dias.

Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão, aponta a doçaria como um exemplo de "inúmeros produtos locais com potencial" na área agroindustrial.

A campanha anual Cereja do Fundão, delineada pela primeira vez há 10 anos, pretende "abrir portas em novos mercados e criar oportunidades", destaca.

Para além da criatividade das pastelarias, o licor caseiro de anos anteriores foi registado e engarrafado e passará também a ser vendido ao público, por entre vários outros produtos derivados da cereja.

Outro destaque da festa vai para as sessões de cozinha ao vivo com os cozinheiros Valdir Lubave, António Melgão e Francisco Siopa.

Haverá ainda palestras, atividades desportivas e um concerto com o grupo "Os Elétricos" na noite de sábado.

O município do Fundão disponibiliza transporte durante o evento em autocarros com circulação contínua entre o centro urbano e Alcongosta, assim como do parque de estacionamento na entrada Sul da cidade até à aldeia.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!