Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Assembleia Municipal de Castelo Branco aprovou hoje uma moção pela manutenção dos atuais postos de trabalho do ‘call center’ Via Segurança Social, sediado na cidade albicastrense.
A Assembleia Municipal de Castelo Branco aprovou hoje uma moção pela manutenção dos atuais postos de trabalho do ‘call center’ Via Segurança Social, sediado na cidade albicastrense.
A moção foi aprovada por todas as forças políticas, com exceção do deputado do CDS-PP, que votou contra.
O documento foi apresentado pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, que esta semana manifestou a sua preocupação por 160 dos 400 trabalhadores terem recebido uma carta sobre a não renovação dos contratos de trabalho temporário.
Além da manutenção dos postos de trabalho, o documento exige ao Governo que seja cumprido o acordo celebrado entre o Instituto de Segurança Social e a Câmara de Castelo Branco, o qual estabelece a permanência daquele serviço durante 15 anos na cidade.
No entender de Joaquim Morão, "é importante que se mantenha os postos de trabalho em causa até que o novo concurso internacional para o funcionamento daquela estrutura esteja concluído".
Na moção que apresentou à assembleia municipal, o autarca explica que o "serviço Via Segurança Social se tem afirmado como um canal privilegiado de contato com os cidadãos e empresas e uma mais-valia para a estrutura da Segurança Social".
Joaquim Morão acrescenta que "a atual realidade socioeconómica portuguesa faz antever que mais utentes recorram a esse serviço".
O ‘call center’ Via Segurança Social funciona num imóvel construído pela autarquia, num investimento de um milhão e meio de euros.
Na quinta-feira, o Instituto da Segurança Social esclareceu que a dispensa de funcionários do ‘call center’ é da responsabilidade da empresa que fornece o serviço e assegurou que não pretende acabar com aquele centro de contacto.
O instituto explicou que está a ser desenvolvido um novo modelo de centro de contacto, para o qual foi aberto um concurso público internacional, que surge no âmbito do processo de redução de custos na Segurança Social.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet