A entidade que promove o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, em parceria o Município de Oleiros, vai organizar o workshop “Prevenção do Risco de Incêndios e o Património Local”, no próximo sábado, 25 de Janeiro, às 08:30 horas na Casa da Cultura de Oleiros.
O RESILIAGE é um projeto de investigação financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Horizonte Europa, que tem como objetivo melhorar a compreensão do comportamento e das reações psicológicas de diversos grupos da sociedade afetados por um desastre natural ou provocado pelo homem e assim aumentar a resiliência das comunidades.
O projeto tem como foco a resiliência comunitária e pretende gerar uma mudança na gestão do risco de desastres, na investigação e na sensibilização para o risco e inclusão – tendo em conta as condições socioeconómicas e geográficas – através da criação de comunidades resilientes, desenvolvendo soluções de prevenção e de mitigação concebidas com as comunidades locais.
O workshop é uma organização da Naturtejo, parceira do projeto a convite da UNESCO, com o Município de Oleiros onde irá decorrer o workshop. O território do Geopark Naturtejo é um dos cinco CORElabs europeus deste projeto coordenado pelo Politécnico de Turim, em Itália, territórios que foram selecionados como laboratórios vivos para o estudo dos impactos sociais e culturais, neste caso, resultantes dos incêndios florestais que têm fustigado a região, sobretudo nos últimos anos.
O workshop conta com várias sessões de trabalho de partilha de conhecimentos e percepções, que variam desde a caracterização dos bens do Património Cultural até à inclusão do Património local nos planos de prevenção de risco de incêndios. Pretende-se que entidades profissionais e comunidade local possam dialogar de forma a haver uma maior consciencialização para o risco de incêndios e como prevenir ou mitigar tendo o Património local como recurso.
A Naturtejo e o Município de Oleiros convidam entidades do território do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO com responsabilidades na gestão territorial, prevenção e combate aos incêndios, gestão patrimonial, assim como a comunidade local a participar neste estudo inovador. Este destina-se a aprimorar a compreensão e preparação para catástrofes naturais, com foco particular nos incêndios florestais, colaborando assim desde a escala local para o desenvolvimento de políticas europeias de prevenção e resiliência face ao risco.
O Encontro Resiliage é aberto a todos os interessados, mas sujeito a inscrição, gratuita, que inclui almoço e que deve ser feita através do email: telma.moitas @naturtejo.com
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet