Por: José Manuel R. Alves
A quarta edição da Gala do Futebol distrital, promovida pela Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) decorreu, na passada sexta-feira, numa unidade hoteleira da cidade albicastrense. Durante a cerimónia foram galardoados os agentes desportivos que mais se destacaram ao longo da época de 2011/2012.
A quarta edição da Gala do Futebol distrital, promovida pela Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) decorreu, na passada sexta-feira, numa unidade hoteleira da cidade albicastrense. Durante a cerimónia foram galardoados os agentes desportivos que mais se destacaram ao longo da época de 2011/2012.
Manuel Candeias, presidente da AFCB, manifestou a sua satisfação pelo empenho dos Clubes, atletas e árbitros, que ao longo da época se distinguiram em prol do futebol. “Todos contribuíram para que a modalidade saísse prestigiada, fator importante que orgulha a instituição que dirige o futebol no distrito”, afirmou o responsável.
Quanto ao futuro, Manuel Candeias, alertou para os “dias difíceis” que se avizinham. “É necessário que a administração central, nomeadamente a Federação Portuguesa de Futebol, revejam os seus apoios, face às dificuldades das autarquias e empresas. No entanto, faremos tudo para ultrapassar os problemas dos clubes, na defesa dos seus interesses”.
A concluir a sua intervenção, o dirigente, endereçou os agradecimentos à Câmara Municipal de Castelo Branco, que pela segunda vez, aceitou o desafio da realização da Gala do Futebol. “É uma atitude que dignifica a autarquia, pelo que manifestamos o nosso reconhecimento”.
Por sua vez, Joaquim Morão, presidente da edilidade albicastrense, saudou a AFCB pela realização deste evento, que distingue os agentes desportivos que mais se notabilizaram. “A nossa postura em Castelo Branco relativamente ao desporto foi sempre criar as melhores condições aos clubes com infraestruturas para a prática da modalidade. Estaremos sempre disponíveis para apoiar todos os eventos que promovam o futebol”.
Rui Manhoso, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), considerou a realização da Gala como uma “festa do futebol” pese embora as dificuldades que o país atravessa. “O momento á bastante preocupante, mas temos esperança numa alteração da atual situação. Presentemente chegam à FPF notas preocupantes de muitos clubes, face à falta de apoios existentes, pormenor que nos deixa apreensivos, dado que põem em causa o próprio futebol, pelo que estamos atentos para ultrapassar estas dificuldades”.
Seguiu-se a entrega dos troféus aos galardoados, com destaque para o troféu “Prestígio” atribuído este ano ao empresário António Lopes, principal patrocinador da Liga Covifil, pela ajuda prestada aos clubes do distrito.
Os galardoados foram:
Melhor treinador de Formação: Nuno Esteves (Desportivo de Castelo Branco).
Melhor treinador de futsal sénior: Joel Rocha (AD Fundão).
Melhor atleta de formação de futsal: Fábio Salvado (AD Fundão).
Melhor atleta sénior do distrital: Ângelo Cunha (UD Cariense).
Melhor atleta de futsal feminina: Liliana Soares (Casa do Benfica em Belmonte).
Melhor treinador futebol sénior: Ricardo António (Benfica e Castelo Branco).
Melhor atleta de formação de futebol: Tiago Gomes( Benfica e Castelo Branco).
Melhor atleta sénior de futebol distrital: Rabãa (Vitória de Sernache).
Melhor atleta sénior de futebol dos campeonatos nacionais: Diogo Ribeiro (Sertanense).
Melhor dirigente Desportivo: Vítor Rebordão (A.D.Estação).
Melhor árbitro de futebol: André Nunes
Melhor árbitro de futsal: Cláudio Santos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet