Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Um grupo de 13 jovens de Castelo Branco, que recebeu formação gratuita nos últimos três meses, vai apresentar estrear-se em palco, com a apresentação de uma peça, no próximo dia 21, anunciou a organização do projeto Kurt Cobain.
Um grupo de 13 jovens de Castelo Branco, que recebeu formação gratuita nos últimos três meses, vai apresentar estrear-se em palco, com a apresentação de uma peça, no próximo dia 21, anunciou a organização do projeto Kurt Cobain.
A dupla de atores Ana Gil e Nuno Leão dinamizou a atividade, em parceria com o município, e consideram que "as expetativas foram excedidas, os jovens empenharam-se muito".
No projeto que agora chega ao final, a estrela de rock Kurt Cobain, antigo vocalista dos Nirvana, serviu de inspiração para cada participante "pensar no seu manifesto de vida".
O resultado é o espetáculo “Kurt Cobain”, que é apresentado como "um disco duplo, com várias faixas" em que cada uma é uma parte desse manifesto.
A peça de hora e meia sobe ao palco do Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco no dia 21 de julho, às 21:30, com bilhetes a cinco euros.
O processo criativo vai ainda dar origem a um documentário realizado por Afonso Fontão e Tiago Moura.
A experiência "é para repetir”, disse à agência Lusa Nuno Leão, adiantando que pretendem “lançar mais projetos abertos a grupos da comunidade, nomeadamente com jovens, e lançar o desafio a membros da Universidade Sénior de Castelo Branco e escolas do primeiro ciclo".
Os organizadores têm por objetivo dar "formação teatral e artística de forma gratuita, não só para que quem participa possa subir ao palco como intérprete, mas também para formar um público atento para assistir a um espetáculo, filme ou exposição".
Nuno Leão trabalha regularmente em projetos que exploram a ligação entre as artes e formação com públicos de várias idades, de que são exemplos o projeto Novos Palcos (Cães à Solta, Alcains), a Aula de Teatro da Universidade Sénior Albicastrense (Castelo Branco) e aulas de educação pela arte que desenvolve em escolas do 1.º ciclo ao secundário.
Ana Gil iniciou em 2011 a colaboração com a companhia Teatromosca, trabalha na criação de espetáculos direcionados para o público juvenil e leciona aulas de Expressão Musical no 1.º ciclo, nos concelhos da Pontinha, Vila Franca de Xira e Lisboa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet