Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 28 de julho de 2012

Câmara Municipal assume encargos da Escola de Turismo do Fundão

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Governo vai encerrar 4 das 16 escolas de turismo do país, em Mirandela, Santarém, Feira e Fundão, e está em negociações para que sejam as câmaras municipais a assumir os encargos, se quiserem manter um destes núcleos de ensino nos respetivos concelhos.

O Governo vai encerrar 4 das 16 escolas de turismo do país, em Mirandela, Santarém, Feira e Fundão, e está em negociações para que sejam as câmaras municipais a assumir os encargos, se quiserem manter um destes núcleos de ensino nos respetivos concelhos.

A secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, afirmou no parlamento que a autarquia do Fundão já assumiu a escola de hotelaria e turismo existente no concelho e que esta terá a garantia de manutenção da formação pelo Turismo de Portugal.

Santa Maria da Feira recusou ficar com a escola e continuam a decorrer negociações com os municípios de Santarém e de Mirandela.

De acordo com Cecília Meireles, a decisão de encerrar estas escolas foi tomada tendo em consideração diversos critérios, que têm a ver com a procura, com as instalações e com o investimento que precisava de ser feito nos próximos anos e para o qual não há verba.

“Se as câmaras optarem por celebrar protocolos de manutenção de formação com o Turismo de Portugal serão elas a assumir as outras despesas de manutenção das escolas”, disse.

Segundo a governante, esta decisão foi assumida depois de ter sido averiguado “por que é que havia um aumento exponencial” dos custos na formação do Turismo de Portugal.

“Depois de analisadas as razões, chegou-se ao cerne do problema: as escolas de Lisboa e do Porto”, disse, explicando que, “devido ao negócio feito pelo anterior Governo”, o Turismo de Portugal paga à Parque Escolar, que construiu as escolas de Lisboa e do Porto, uma renda superior a 69 mil euros mensais pelas instalações do Porto e uma mensalidade superior a 109 mil euros pelas de Lisboa.

“São cerca de 180 mil euros mensais em rendas que o Turismo de Portugal paga à Parque Escolar. Foi preciso fazer uma redução de custos”, justificou.

A secretária de Estado não colocou em causa a continuidade destas duas escolas.

“As escolas são ótimas, tem grandes instalações, mas se calhar era melhor terem instalações mais modestas e assim nós não teríamos de pagar esta dívida durante 20 ou 30 anos”, considerou.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!