Por: Diario Digital Castelo Branco
Projecto para dar a conhecer o património, natural e construído, está no seu início e é da autoria de Nuno Dias, geólogo colaborador para a valorização patrimonial do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, sob os auspícios da Unesco.
Um novo projecto para dar a conhecer o património, natural e construído, está no seu início. Nuno Dias, geólogo e fotógrafo amador recentemente a viver na Mata, no concelho de Castelo Branco, colabora para a valorização patrimonial do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, sob os auspícios da Unesco.
“Era uma região onde só conhecia os locais mais turísticos; no entanto, o património é tão diverso que nada melhor para reconhecer a singularidade de um território vasto como este do que retratá-lo nos seus elementos básicos constituintes que são as freguesias” refere Nuno Dias que se propõe a dar a conhecer, uma por uma, as 74 freguesias que compõem no presente os seis concelhos do Geopark Naturtejo, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Após o seu primeiro contributo em fotografia, que trouxe a público as Minas das Fragas da Ribeira do Cavalo, no catálogo “Tempos de Volfrâmio em Oleiros”, Nuno Dias lança-se agora no seu primeiro grande desafio. “É uma autêntica maratona fotográfica aquela que resolvi iniciar em S. Miguel de Acha, pela harmonia arquitectónica que esta freguesia do concelho de Idanha-a-Nova respira e pela envolvente paisagística da Ribeira do Taveiró. Em períodos regulares disponibilizarei imagens do património de cada uma das restantes freguesias”.
Partindo dos inventários patrimoniais do Geopark Naturtejo, Nuno Dias procura dar uma visão desta região tão completa quanto “as vedações e os muros, ou mesmo o abandono, o permitirem”, sobretudo a pensar no visitante que a quer descobrir nas férias ou num fim-de-semana.
A partir desta semana disponível no site da Naturtejo, em www.naturtejo.com, “Objectiva: Geopark” é mais uma generosa iniciativa que a empresa intermunicipal acolhe para a divulgação do seu território através de canais de comunicação que têm a capacidade de chegar ao mundo inteiro, neste caso a internet. Recorde-se que outros fotógrafos, amadores e profissionais, têm trazido com as suas fotografias novos focos de interesse para a região.
Pedro Martins, fotógrafo albicastrense reconhecido pelas suas imagens de natureza, colabora há mais de seis anos com o Geopark Naturtejo, sendo autor das imagens que este mês acompanham na National Geographic – Portugal uma reportagem especial e um mapa suplemento desta região. Recentemente e durante alguns meses, o fotógrafo amador Victor Correia alimentou regularmente o facebook da Naturtejo com fotos obtidas um pouco por todo o Geopark, levando ao forte crescimento do número de visualizadores.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet