Por: Diario Digital Castelo Branco
A Rádio Jornal do Fundão vai suspender a emissão a partir de amanhã, quarta-feira, por falta de receitas que a tornem viável, disse à agência Lusa o diretor da estação, Vasco Pinto Leite.
A Rádio Jornal do Fundão vai suspender a emissão a partir de amanhã, quarta-feira, por falta de receitas que a tornem viável, disse à agência Lusa o diretor da estação, Vasco Pinto Leite.
O último noticiário da estação de rádio local da Controlinveste vai ser emitido hoje às 18:00 e a empresa vai despedir as duas jornalistas que ali trabalham, acrescentou.
A maioria das receitas das rádios locais "advêm da atividade económica das respetivas regiões e não estávamos a encontrar receitas suficientes. Não houve outra alternativa", referiu Vasco Pinto Leite, que é também diretor geral do Jornal do Fundão.
Segundo aquele responsável, "não se conseguiram encontrar razões comerciais para manter a rádio, que era um custo muito elevado basicamente suportado pelo jornal".
Vasco Pinto Leite assegurou que a situação dos dois órgãos de comunicação "são coisas completamente distintas. O Jornal do Fundão está de pedra e cal".
Apesar de, "em 2011, o jornal ter sofrido bastante com a quebra de publicidade, este ano tem tido um desempenho bastante razoável", destacou.
O diretor geral do jornal e da rádio do Fundão não esclareceu o que vai acontecer com a frequência de 100 Mhz em FM a partir de quarta-feira.
A agência Lusa tentou contactar outros responsáveis da Controlinveste que administram a RJF, mas ninguém esteve disponível para prestar declarações.
Contactada pela agência Lusa, Maria José Paulouro, sócia-minoritária da RJF - filha de António Paulouro, fundador da rádio e do Jornal do Fundão -, recusou comentar a situação.
Fernando Paulouro, diretor do Jornal do Fundão, sobrinho do fundador, escusou-se também a tecer comentários, remetendo quaisquer esclarecimentos para a administração.
A Rádio Jornal do Fundão emitia, até junho, sete noticiários regionais por dia, de segunda a sexta-feira, e três por dia aos fins de semana, feitos por duas jornalistas, cobrindo todo o distrito de Castelo Branco.
Foi criada em 1987 e iniciou emissões regulares em 1990, após o período de legalização das rádios locais em Portugal.
Em 2005, passou a fazer parte do universo da Controlinveste, depois desta holding ter adquirido a Lusomundo, de que já faziam parte o Jornal do Fundão e a rádio.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet