Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 3 de agosto de 2012

Fundão: Festival de rua anima cidade durante dez dias

Por: Diario Digital Castelo Branco

A zona antiga da cidade do Fundão vai ser palco, entre hoje e o próximo dia 12, do Cale, festival de rua, com comércio e esplanadas abertas até de madrugada, acompanhando o programa de animação de rua e arte preparado pela organização.

A zona antiga da cidade do Fundão vai ser palco, entre hoje e o próximo dia 12, do Cale, festival de rua, com comércio e esplanadas abertas até de madrugada, acompanhando o programa de animação de rua e arte preparado pela organização.

O Cale deve esta designação a uma das mais antigas e emblemáticas vias comerciais da cidade e congrega em torno da sua realização a comunidade local.

Um exemplo deste envolvimento vem de Luís Lambelho, que esvaziou uma das três lojas de mobiliário que tem num extremo da rua onde foi criado e transformou-a na Tasca de Pedra, com uma esplanada que promete servir petiscos regionais.

Depois de quatro anos a estudar em Lisboa, regressou ao Fundão e acredita no potencial do festival. "O ano passado não aderi, mas acho que correu muito bem e decidi que desta vez tinha que participar", disse Luís Lambelho à agência Lusa.

A poucos metros, Maria do Céu, proprietária da loja de pronto-a-vestir feminino Patily, só vai decidir se abre ou não "depois de ver se aparece muita gente" nas primeiras noites.

Para ter as portas abertas, no entanto, terá de pagar uma inscrição de 25 euros à Associação Comercial do Fundão.

Este valor é criticado por Caroline Borges, com um ateliê de peças artesanais de joalharia na Rua da Cale, uma vez que os comerciantes "já vão ter custos acrescidos" ao abrir à noite, sem certezas de retorno.

Ana Apolinário, dona de uma loja de têxteis e miudezas, também tem dúvidas, mas, tal como Caroline, prefere pagar e participar, para não se arrepender.

Rogério Hilário, presidente da Associação Comercial do Fundão, justifica o valor de inscrição com "custos de seguros, iluminação e segurança do espaço", lamentando que este ano não tenha havido candidaturas aprovadas como em 2011 para financiar a atividade.

Aquele responsável acredita que o valor "é irrisório face à dimensão do evento" e sublinha que "a maioria dos estabelecimentos aderiu.

Os dez dias de Cale terão três vertentes - animação de rua, o "SangriAgosto" orientado para o comércio ao ar livre, restauração e bebidas e um festival da juventude com acampamento, animação musical e atividades de lazer para os mais jovens.

As esplanadas vão servir o Menu Sangriagosto para jantares em família. Haverá um concurso para a melhor sangria do evento e um "kit caneca oficial" para provar gratuitamente o primeiro copo.

O encerramento será feito no dia 12, domingo, com um concerto às 22:00 que resultará da fusão da banda We Trust com a Academia de Música e Dança do Fundão.

O programa de animação, orçado em 40 mil euros, é uma iniciativa conjunta da Associação Comercial e Industrial do Concelho, Junta de Freguesia e da Câmara do Fundão.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!