Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 7 de agosto de 2012

Idanha-a-Nova: Japoneses de Fukushima participaram em Campo de Verão

Por: Diario Digital Castelo Branco

O Campo de Verão “Suportes Psicológicos para crianças de Fukushima” foi organizado pelo Município e a Associação Francesa “Carrefour de L’Art de Vivre”, cuja responsável é a Japonesa Hiroko Kageyama. 

Este evento contou com o apoio do Geopark Naturtejo, nomeadamente do seu Serviço Educativo. Outros parceiros contribuíram para que se pudesse concretizar este primeiro Campo, tais como, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, a CMRS (Citizen’s Radioactivity Measuring Station – Estação de medição de radioactividade dos cidadãos), a Junta de Freguesia de Louriçal do Campo, as Escolas Superior de Gestão e Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, bem como alguns elementos da população local.

Fukushima é uma província do Japão localizada na região de Tohoku, na Ilha de Honshu e cuja capital é a cidade de Fukushima e que fica a 250 km a norte de Tóquio. Em 11 de Março de 2011 ocorreu um sismo de 8,9 pontos na escala de Richter acompanhado de um tsunami na região de Tohoku, do qual resultaram 15800 mortos.

As crianças, na maioria das vezes acompanhadas pelas mães tiveram de abandonar as suas casas e foram viver para longe do seu progenitor, por vezes para casas de familiares noutras províncias, outras crianças foram viver para casas de avós e algumas para orfanatos. A província de Fukushima foi a mais afectada pela radioactividade, até mais do que pela devastação causada pelo tsunami.

Neste contexto surgiu a cooperação estabelecida entre o Município de Idanha-a-Nova e a Associação “Carrefour de L’Art de Vivre”, cujo primeiro passo foi este Campo de Verão que visou proporcionar uma estadia em plena natureza, num local tranquilo e seguro, com actividades de educação ambiental, visitas de campo para conhecer o património natural e cultural da região, e as infra-estruturas educativas e de saúde, bem como workshops e jantares convívio com a comunidade local.

Os participantes do Campo de Verão ficaram instalados no antigo Centro de Formação Agrícola da Herdade do Couto da Várzea, localizada a 7 km da vila de Idanha-a-Nova, cedido pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

O Campo de Verão decorreu de 23 de Julho a 4 de Agosto de 2012. No total participaram 22 pessoas, das quais, 5 eram crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos (uma proveniente de Paris com sua mãe e 4 oriundos de Fukushima, há um ano evacuados com as mães), 3 jovens estudantes e voluntários da CMRS com cerca de 25 anos, uma fotógrafa Japonesa radicada em Itália, um tradutor Japonês (doutorando de Economia Social) que vive actualmente em Espanha, uma Francesa que trabalha em Ecoturismo e seis Japoneses adultos membros do Staff da CRMS (Presidente, Técnicos de medições, Enfermeira, Professora e 2 empresários), alguns dos quais ainda residentes em Fukushima e outros a residir actualmente em Tokyo. Para além destes adultos fizeram parte da equipa de apoio logístico o marido e as filhas Hiroko Kageyama (uma psicóloga e uma massagista). Três das crianças vieram acompanhadas por um dos progenitores, uma criança veio acompanhada pelos pais e outra criança amiga, cujos pais não puderam vir. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!