Por: Diario Digital Castelo Branco
Comissão de festas traz Mário Jorge, artista vencedor dos concursos televisivos Big Show Sic, Made in Portugal e Cuidado com as imitações, à aldeia de Vilas Ruivas no próximo dia 16 de agosto.
Realizam-se nos próximos dias 14,15 e 16 de agosto, na aldeia de Vilas Ruivas, as festas em honra de Nossa senhora do Castelo. A par da festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, em Alfrívida, as festas da Aldeia de Vilas Ruivas são as mais antigas e tradicionais festas que se realizam no concelho de Vila Velha de Ródão.
Diz a tradição, que já em pleno século XII, “os povoados circundantes ao castelo se deslocavam para aquela zona envolvente, onde durante três dias, talvez entre a páscoa e o final de agosto) participavam nos festejos que ali se realizavam todos os anos”. Talvez por esse facto, em tempos, a festa em honra de Nossa Senhora do Castelo, era realizada em Vilas Ruivas, entre meados de março e meados de abril, passando mais tarde, a realizar-se sempre em agosto.
Para este ano, os três dias da festa têm um bom cartaz, com a comissão de festas a apostar no artista Mário Jorge e o seu duo de músicos, vencedor dos concursos televisivos “Big Show Sic”, “Made in Portugal” e 2º classificado no concurso “Cuidado com as imitações”, e que se apresenta em palco a 16 de agosto, para animar o baile e o arraial do último dia dos festejos. Com dois discos de platina: “Não tenho dinheiro, não” e “Música companheira”, Mário Jorge promete encher de convivas o largo principal da aldeia. O artista já referiu “que vai a vilas ruivas para animar o baile com o seu espetáculo, onde também irá tocar alguns temas originais seus, daqueles que fizeram êxito nos concursos televisivos em que participou e que lhe deram fama”.
Também no dia 14 de agosto, e logo a abrir as festas, a banda “Remediú Santú”, apresenta-se em palco, onde o funaná, o kisomba e o kuduro serão os “reis da noite”, trata-se de uma banda que editou em 2011 um álbum de originais de grande sucesso, com alguns milhares de exemplares vendidos em Portugal. A 15 de agosto, a banda clã 6030 entra em palco, e também promete um grande espetáculo, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores.
A par da festa pagã realiza-se na Ermida do Alto da Serra no dia 15 de agosto, pelas 17.30 horas no Alto da Serra, a missa e procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo, padroeira da aldeia de Vilas Ruivas.
Presidida pelo Revº Padre Escarameia, a eucaristia é o ponto alto das festividades da aldeia de Vilas Ruivas, onde a enorme e devota fé por Nossa Senhora do Castelo, a todos comove. Sempre muito participada, a eucaristia e procissão vai levar até ao Alto da Serra, muitas centenas de fiéis, particularmente também muitos jovens estudantes e ex-estudantes, que têm enorme devoção à santa, tradicionalmente chamada a “santa dos estudantes”, já que, nas suas batinas, principalmente nos jovens era frequente ver-se a imagem da Senhora do Castelo, como devoção e fé estudantil.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet