Por: Cristina Valente
A Volta a Portugal em Bicicleta, prova rainha do ciclismo nacional, começa este ano em Castelo Branco, depois de vários anos a receber uma etapa a aposta da autarquia foi agora para o arranque da prova. Dia 14, são apresentadas as equipas, e no dia 15, o pelotão realiza um Prólogo disputado no sistema de contra-relógio individual.
A Volta a Portugal em Bicicleta, prova rainha do ciclismo nacional, começa este ano em Castelo Branco, depois de vários anos a receber uma etapa a aposta da autarquia foi agora para o arranque da prova.
Esta 3ª feira, dia 14, são apresentadas as equipas, e dia 15, o pelotão realiza um Prólogo disputado no sistema de contra-relógio individual.
O percurso no centro da cidade terá pouco mais de dois quilómetros servindo apenas como aperitivo para a dureza dos dias seguintes, mas as diferenças mínimas entre corredores vão estabelecer, desde logo, uma primeira classificação.
Concluída a “Grande Partida” e simultaneamente a festa de abertura da Volta, o pelotão vai enfrentar a etapa mais longa, que liga Termas de Monfortinho a Oliveira do Hospital.
Castelo Branco, é cidade com grandes tradições velocipédicas. Os albicastrenses sempre apoiaram a Volta e vibram com a chegada ou passagem do pelotão.
A cidade esteve presente na primeira edição da Volta a Portugal, em 1927, com uma tirada de 106,6km que começou em Portalegre e foi ganha por Almeida Santos, ao serviço do Benfica. Ao longo dos tempos, os albicastrenses já aplaudiram por 32 vezes um final de etapa, um feito que só consegue ser ultrapassado por Lisboa que já soma 91 chegadas.
Onze dias de competição e festa
A 74ª Volta a Portugal em Bicicleta Liberty Seguros, realiza-se de 15 a 26 de agosto. Organizada pela Lagos Sports, a Volta Liberty Seguros começa, este ano, um pouco mais tarde em consequência da realização dos Jogos Olímpicos. De Castelo Branco, à consagração do vencedor, em Lisboa, há um mapa com 11 dias de competição onde, para além dos fatores desportivos, está associada a tão característica animação que a Volta leva às estradas portuguesas.
Na edição deste ano surgem as estreias absolutas das partidas em Vila Nova de Cerveira (Inatel) e de Armamar, e novos finais de etapa na Trofa e no Sabugal. Estas são novas referências num itinerário tradicional que Joaquim Gomes, diretor de prova, diz ser “particularmente duro logo na primeira parte da competição com percursos muitas vezes mais exigentes que as etapas de alta montanha. Mas a grande estrela da Volta a Portugal Liberty Seguros continua a ser a “etapa rainha” que liga a Guarda à Torre, em Seia, no ponto mais alto de Portugal Continental!”
Aquele que entre todos conseguir resistir às adversidades do percurso deste ano, irá vestir a 26 de Agosto o símbolo da vitória, a Camisola Amarela que este ano tem o patrocínio da Liberty Seguros.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet