Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 14 de agosto de 2012

Fundão: Festa do hipismo de alto nivel na Beira Interior

Por: Diario Digital Castelo Branco

Tal como era esperado, o 1º Festival Hípico Tavares Ramos (Donas/Fundão) revelou-se um grande sucesso. Este êxito foi atingido pela participação de 180 conjuntos oriundos de norte a sul de Portugal assim como da vizinha Espanha, cujo nivél técnico/competitivo surpreendeu pela positiva.

Tal como era esperado, o 1º Festival Hípico Tavares Ramos (Donas/Fundão) revelou-se um grande sucesso. Este êxito foi atingido pela participação de 180 conjuntos oriundos de norte a sul de Portugal assim como da vizinha Espanha, cujo nivél técnico/competitivo surpreendeu pela positiva.

Dos 180 conjuntos, 60 são pertencentes a Castelo Branco, Fundão, Covilhã e Guarda, afectos ao Picadeiro Tavares Ramos, participando um número médio de conjuntos por prova de 30. O sucesso foi atingido também pela envolvência das entidades, empresas e particulares que colaboraram com a organização, tornando este evento a maior festa do Hipismo das Beiras.

O evento realizou-se no dia 11 de Agosto das 10h00 até às 19h00 onde o público interessado, compareceu e apreciou esta modalidade desportiva, cujo cavalo é um dos principais protagonistas.

A prova de obstáculos teve lugar junto ao seminário do Fundão onde foi montado um verdadeiro hipódromo à semelhança das grandes organizações nacionais do género.

O piso foi devidamente tratado, secretariado, tribuna, zona vip, expositores, restauração, instalações para público, cavaleiros e cavalos, tudo o que é obrigatório e necessário para o efeito, onde a refregiração das zonas de público e local dos cavalos não foi esquecida. Equipa médica, veterinária, sidrotécnico, informática, fotografia e juizes de pista, foram também outras áreas imprescindiveis para por de pé esta iniciativa.

Todos os participantes manifestaram agrado, pela forma como foram recebidos e tratados. Esta satisfação coletida estendeu-se pelos valores monetários e prémios atribuidos, aos quais foi imprescidivel o apoio de uma empresa têxtil da Covilhã, do apoio do azeite de Monforte da Beira e do apoio logístico da Associação – Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco. Os troféus e obras de arte foram oferecidos aos oito primeiros classificados de cada prova por empresas e particulares sobretudo das Donas e Fundão, marcando assim diferença daquilo que é normal acontecer neste tipo de provas. Muitas outras empresas e particulares fora do concelho do Fundão, também colaboraram com a iniciativa.

O Coronel Bernado Mendes um dos principais promotores do hipismo em Portugal que colaborou com a organização na direcção de campo, teceu grandes elogios à equipa organizativa e sobretudo aos alunos de José Tavares Ramos que muito dignificaram a freguesia das Donas, a cidade, o concelho do Fundão e as beiras. Segundo no de imprensa enviada ao DDCB “Referiu ainda que ficou demonstrado que o interior é também capaz de produzir grandes eventos e de grande qualidade.”

Relativamente à classificação o cavaleiros do Picadeiro fundanense ocuparam novamene lugares cimeiros sendo exemplo Maria Soutilha/Ramadan que venceu a gincana, seguindo-se João Batista com a mesma montada e Carolina Felicio com Vicky.

A prova 0,30m foi 1ª Matilde Fonseca/Vicky, 2ª Isabel Batista/Ramadan, 3ª Mariana Marques/Oeste, 5ª Maria Saramago/Ramadan, 7ª Suzete Cruz/Ramadan e 8ª Cindy Oliveira/Monsul.

Na prova 0,50m foi 1ª Ema Batista/Zizi, 2º Bruno Ramos/Oeste, 3ª Mariana Marques/Oeste, 4ª Ana Clemente/Universo, 6º João Martins/Ramadan, 7º Miguel Rosa/Vicky e 8ª Matilde Fonseca/Vicky.

A prova de 0,80m foi conquistada por Ingride Fernandes/Bitória, 2ª Joana Nunes/Ramadan, 3ª Carolina Santos Pinto/Vicky, 4ª Alexandra Batista/Zizi, 6ª Maria Matos/Universo, 7ª Ema Batista/Zizi e 8ª Ana Clemente/Universo.

Na prova de 1,00m foi primeiro Afonso Silva/Xatria, 3º o covilhanense Ricardo Lopes/Nuriev, 5ª Isabel Nogueira/Universo, Paulo Videira/Bolero 7º e Carolina Santos Pinto/Vicky 8ª.

Na prova de 1,10m o fundanense Francisco Mendes Rosa foi 1º com Onça Pandora e 5º com Odim de la Fontaine, o 6º foi Afonso Silva/Xatria. Paulo Videira/Caddy du Val, Maria Inês Moreira/Universo, Alexandra Batista/Zizi e Inês Fernandes/Benhur integraram também esta prova.

A prova de 6 barras foi também muito emocionante, com altura do 1º obstáculo a 1.20m e o 6º a 1.55m foi ganha pelo Coronel Mariz dos Santos da Guarda Nacional Republicana com Renata, ocupando a mesma posição exequo o cavaleiro do Centro Hipico de Abrantes, Pedro Manso com Duda Angel. Ocupou a 4ª posição o fundanense Francisco Mendes Rosa/ Onça Pandora exequo com o Coronel Mariz dos Santos/ Boa Sorte, Pedro Manso/Xiripiti e novamente o Coronel Mariz dos Santos/Viriato. No 8º lugar ficou Ricardo Lopes/Nuriev. Uma referência ainda importante foi a presença nesta prova dos cavaleiros de José Ramos, nomeadamente Inês Fernandes/Benhur, Paulo Videira/ Caddy du Val/Bolero e Alexandra Batista com Zizi que mesmo a competir com profissionais não deixaram de dignificar o Picadeiro situado na Quinta da Maria Negra/Donas. Facto que prova que no hipismo não há diferenciação de nivél, idade, peso e género no que respeita à participação.

Nas várias provas da escola de equitação fundanense participaram ainda Iris Casanova, Diogo Clemente, Patricia Rodrigues/ Amaxi, Manuela Miguinhas/Xarife, Carlos Alberto, Anaisa Serra, Maria Matos, Natália Gestrudes, Francisca Santos Pinto, Beatriz Freire e Catarina Ramos/Canjoca.

A nota menos positiva do evento foi a lesão de Catarina Carvalho com Gurugu, que após queda numa das provas ficou impossibilitada de prosseguir. Colegas e amigos manifestam o seu apoio, desejando rápida recuperação.

Rita Rosa, Coronel Bernardo Mendes, Maria de Lurdes Mendes, José Ramos, Margarida Ramos e Manuela Miguinhas foram alvo de uma pequena homenagem pelos alunos do Picadeiro, pestrando um “Tributo” ao esforço e dedicação dos mesmos. Foi também atribuido um troféu ao Centro Hipico de Portalegre, pela “boa apresentação do cavalo” Hidalgo.

 

A comissão de honra presente no evento constituida pelo Vice-Presidente da Camâra Municipal do Fundão, Miguel Gavinhos, Presidente da Junda de Freguesia das Donas, Victor Dias, 2º Comandante da GNR do Fundão Alferes Oscar Capelo, Presidente da Associação Comercial do Fundão, Rogério Hilário, Presidente da Associação Desenvolvimento Local Terras da Gardunha, Rui Pinto, Presidente do Grupo Convivio e Amizade das Donas, Sérgio Salvado, e o empresário Agostinho Martins, congratularam o José Tavares Ramos pelo sucesso do evento, ficando a promessa que o próximo apoio será mais directo e mais consolidado.

Segundo a nota de imprensa a Junta de Freguesia  do Fundão pela pessoa de Luis Oliveira e os Bombeiros Voluntários do Fundão deram também um grande contributo para o Festival Hípico.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!