Por: Diario Digital Castelo Branco
A Sociedade Filarmónica de Tinalhas comemora no próximo domingo, dia 26, 184 anos de existência.
A Sociedade Filarmónica de Tinalhas comemora no próximo domingo, dia 26, 184 anos de existência.
As comemorações do aniversário vão ter lugar na sede da Sociedade a partir das 16:30.
A Banda Filarmónica de Tinalhas foi fundada em 1828 pelo primeiro Visconde de Tinalhas que foi o seu primeiro regente.
Os ensaios foram-se realizando em muitos locais. Os primeiros foram num quintal do Visconde e após a conclusão do solar do adro em 1839, passaram para o rés-do-chão do mesmo. Seguiram-se-lhe palheiros, lojas de várias residências e as águas furtadas da Sede da Junta de Freguesia. Foram tantos os locais que o Maestro José André Eusébio afirmava: Em quase todas as ruas de Tinalhas já houve uma casa de ensaios da Banda.
Nos anos vinte e trinta do século passado alcançou grande fama chegando inclusivamente a atuar Além-fronteiras (Espanha).
Em 1996, graças ao esforço e dedicação do atual Presidente da Direção, Mário António Esteves Apolinário, tornou-se realidade um sonho de quase dois séculos. Conseguiu-se finalmente oficializar a Banda Filarmónica de Tinalhas (publicação no Diário da Republica nº 300, II Suplemento, III Série, página 96 de 96/12/28) e a partir daqui passou a designar-se como Sociedade Filarmónica de Tinalhas. Também em 1996 foi oficializada a escola de música a qual ainda hoje se mantém a título gratuito.
É a Banda mais antiga da Beira Baixa e uma das mais antigas do País. Dos 38 executantes e 23 alunos, incluindo o regente, mais de 70% têm entre 11 e 35 anos, e os restantes 30%, dos 35 aos 55 anos.
Ao longo de quase dois séculos muitos regentes passaram pela banda, sendo Pedro Ladeira o seu atual maestro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet