Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 22 de agosto de 2012

Castelo Branco: Exposição mostra borboletas de Portugal

Por: Cristina Valente

Uma exposição que é uma verdadeira lição de Entomologia, ciência que estuda os insetos. São quase 200 fotografias de borboletas, para ver até final do mês de setembro no CyberCentro de Castelo Branco.

Uma exposição que é uma verdadeira lição de Entomologia, ciência que estuda os insetos. São quase 200 fotografias de borboletas, para ver até final do mês de setembro no CyberCentro de Castelo Branco.

A ideia da exposição surgiu através do Grupo Borboletas de Portugal no Facebook, “o grupo foi criado no inicio do ano, com o objetivo de divulgar a grande diversidade de borboletas existentes no país” explica Susana Mendes fundadora do grupo .

Na exposição estão fotografias de 29 fotógrafos, de vários pontos do país, imagens que representam 92 espécies de borboletas, 66 diurnas e 26 noturnas. São todas espécies de Portugal Continental, porque o grupo não tem fotógrafos das ilhas, “apesar dos vários apelos feitos”.

Em Portugal existem quase 2500 espécies, a maior parte noturnas, as menos representadas na exposição uma vez que são as mais difíceis de fotografar, “as diurnas são mais fotogénicas e mais fáceis de fotografar, para “apanhar” uma noturna são precisos armadilhas para as atrair e depois o próprio animal para sua defesa tem condições que dificulta muito a fotografia, por exemplos muitas são refletoras o que muitas vezes inviabiliza uma boa fotografia” explica Ricardo Costa.

O objetivo destes fotógrafos amadores é que a exposição percorra o país, a primeira cidade a acolhe-la é Castelo Branco pela sua centralidade.

Paulo Henrique Lopes Rodrigues, um dos organizadores da exposição, docente de profissão, pretende também destacar o valor pedagógico da exposição, “penso trazer os meus alunos a visitar a exposição, e aconselhar os meus colegas do agrupamento a faze-lo” diz à nossa reportagem.

Também a vereadora da autarquia albicastrense, Cristina Granada, que inaugurou a exposição, destacou o valor pedagógico da mesma, “a mostra serve para apreciar a beleza destes seres, mas também para lembrar que estes pequenos animais nos ajudam a sobreviver”.
 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!