Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 27 de agosto de 2012

Sertã: Recebeu Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto

Por: Diario Digital Castelo Branco

Harpa, Viola d’Arco, Violoncelo e Contrabaixo foram apenas alguns dos instrumentos que puderam ser ouvidos nos concertos do “X-Jazz – Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto”, que se realizaram no Concelho da Sertã, entre os dias 14 e 18 de agosto. 

 Harpa, Viola d’Arco, Violoncelo e Contrabaixo foram apenas alguns dos instrumentos que puderam ser ouvidos nos concertos do “X-Jazz – Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto”, que se realizaram no Concelho da Sertã, entre os dias 14 e 18 de agosto. Tratando-se de um convite a todos os apreciadores de jazz, este projeto proporcionou a visita a alguns dos mais belos territórios do país, disfrutando de uma experiência musical única e irrepetível.

O “X-Jazz – Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto” teve início a 27 de Maio e já passou por Arganil, Góis, Lousã e Miranda do Corvo. A sua passagem pelo Concelho da Sertã contou com uma residência artística liderada pelo britânico Evan Parker.

A 14 de agosto, no Hotel da Montanha, em Pedrógão Pequeno, foi exibido um documentário baseado numa tese de mestrado alusiva à vida dos habitantes das Aldeias do Xisto. O Moinho das Freiras, espaço idílico junto ao rio Zêzere, em Pedrógão Pequeno, a 15 de agosto, foi o palco ideal para um concerto de jazz marcado pela improvisação musical. De salientar a fenomenal acústica, proporcionada pelo antigo túnel em pedra, em especial no momento em que soou a Harpa. No dia seguinte, 16 de agosto, a piscina do Hotel da Montanha foi o cenário escolhido para mais um concerto de música improvisada. O concerto de Jazz na Casa da Cultura da Sertã, no dia 18 de agosto, encerrou a passagem do “X-Jazz – Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto” pelo Concelho da Sertã.

Em todos estes concertos, que contaram no total com cerca de 400 espetadores, Evan Parker dirigiu um grupo de 17 músicos que também desenvolveram trabalho intensivo na Sociedade Filarmónica União Pedroguense:

João Camões – Viola d’Arco

Angélica Salvi – Harpa

Marcelo dos Reis – Guitarra Clássica

Miguel Mira – Violoncelo

José Miguel Pereira – Contrabaixo

Hugo Antunes – Contrabaixo

Rodrigo Amado – Saxofones

João Martins – Saxofones

Pedro Sousa – Saxofones

Luís Vicente – Trompete

Travassos - K7′s, Objectos e Synths Analógicos

Miguel Carvalhais – Electrónicas

Luís Lopes – Guitarra Eléctrica

Gonçalo Falcão – Guitarra Eléctrica

Gabriel Ferrandini – Bateria

João Lobo – Bateria

João Pais Filipe – Bateria e Percussões

Tanto as sessões de trabalho, como os concertos, ficaram documentados em diversos suportes (áudio, vídeo, fotografia, desenho e prosa) com vista à posterior edição de uma caixa que reunirá todos os suportes.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!