Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 28 de agosto de 2012

X Festival do Chocalhos apadrinha protocolo transfronteiriço entre o Fundão e Malpartida de Cáceres

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara do Fundão e o município espanhol de Malpartida de Cáceres vão promover festas e outras atrações turísticas com base nas antigas vidas de pastores e ovelhas, anunciou hoje a autarquia fundanense.

 

A Câmara do Fundão e o município espanhol de Malpartida de Cáceres vão promover festas e outras atrações turísticas com base nas antigas vidas de pastores e ovelhas, anunciou hoje a autarquia fundanense.

Os dois municípios vão assinar um protocolo no dia 15 de setembro, durante a décima edição do Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância, na vila de Alpedrinha.

O protocolo prevê a promoção de iniciativas "que ajudem a reforçar a memória e a história das ligações transfronteiriças entre estes dois territórios no âmbito da cultura agropastoril".

Mas a ambição vai para além dos dois municípios: o objetivo é "criar uma rede transversal que promova especificidades turísticas e culturais" com "valorização dos produtos do mundo rural e com sustentabilidade ambiental".

O Chocalhos é o exemplo do que se pretende: o festival que vai decorrer de 14 a 16 de setembro todos os anos transfigura a vila da encosta sul da Serra da Gardunha.

Milhares de pessoas ocupam a zona histórica onde quase cada casa se transforma numa tasquinha, padaria, restaurante ou casa de artesanato, com produtos feitos ao vivo e dezenas de grupos de música tradicional numa animação permanente.

Este ano, o destaque vai para os concertos de Filho da Mãe, UM, Trilhos, Tiago Pereira e do pastor Ti Mário.

Durante o fim da tarde e noite serão criados parques automóveis à entrada da vila e o acesso a Alpedrinha é feito apenas em autocarros ao custo de um euro (ida e volta).

Haverá ainda transporte a partir do Fundão (Praça Amália Rodrigues) até Alpedrinha e em percurso inverso, este com o preço de 1,50 euro por viagem.

Um dos espaços da vila contará este ano com um jogo interativo, designado "Caça à Ovelha", criado por uma empresa de jovens universitários que se encontra a colaborar com o município do Fundão e que já ganhou um prémio da Microsoft.

No jogo, a ovelha é comandada pelos movimentos do jogador e o objetivo é tentar fugir a um lobo.

O programa inclui ainda residências na sala da Moagem, no Fundão, para criação de um espetáculo e uma instalação artística a exibir durante o festival.

Haverá também exposições sobre tapeçaria contemporânea e o Cão da Serra da Estrela, no salão da Junta de Freguesia e no Palácio do Picadeiro.

Será ainda feita a apresentação do livro "O Cão da Serra da Estrela", de Jerónimo Augusto.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!