Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Ponsulativo e a Incentivos Outdoor vão organizar a partir de sábado passeios de barco diários na área do Parque Natural do Tejo Internacional, adiantou hoje um dos responsáveis.
Duas empresas vão organizar a partir de sábado passeios de barco diários na área do Parque Natural do Tejo Internacional, adiantou hoje um dos responsáveis.
A Ponsulativo e a Incentivos Outdoor vão tirar partido do novo cais de Lentiscais, no Rio Ponsul, inaugurado no início do mês pela Câmara de Castelo Branco, a 18 quilómetros da cidade (cerca de 25 minutos de viagem).
As empresas vão realizar "passeios turísticos em barco do tipo catamaran, com capacidade para oito pessoas, que vai percorrer o Ponsul e que pode atravessar o Rio Tejo até Malpica ou até Cedillo e Herrera de Alcántara, na margem espanhola", disse Domingos Leitão, gerente da Ponsulativo, à agência Lusa.
As partidas diárias estão marcadas para as 10:00, 11:00, 15:00 e 17:00, sempre com guia turístico e com bilhetes a 10 euros (gratuito para crianças até aos quatro anos, sendo meio bilhete até aos 10 anos e para seniores).
Estes passeios juntam-se às excursões de fim de semana que já são feitas desde o início do mês pelo barco Balcón del Tajo, com capacidade para 60 pessoas e operado pela firma espanhola Fator Ocio em parceria com a Ponsulativo.
Esta embarcação de maiores dimensões realiza os mesmos percursos a 18 euros por pessoa (bilhetes gratuitos até aos quatro anos e 10 euros até aos 10 anos e para seniores).
As viagens entre Lentiscais e Cedillo "duram cerca de uma hora e outra hora até Herrera ou Malpica e "podem incluir paragem e visita às localidades dos ancoradouros", acrescentou.
No cais de Lentiscais "há um bar permanente onde são vendidos os bilhetes", mas Domingos Leitão recomenda que sejam feitas reservas, para organização das viagens, através de correio eletrónico ou contactos disponíveis na Internet, em www.ponsulativo.com.
O responsável acredita que "o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Tejo Internacional que está em discussão pública irá permitir a navegação durante o inverno", ou seja, a atividade não terá que ser interrompida.
Desde o início do mês, os passeios no Balcón del Tajo Tejo têm levado cerca de 200 pessoas por fim de semana ao cais dos Lentiscais, pelo que Domingos Leitão espera que por ali passem "cerca de cinco mil pessoas num ano".
O cais de Lentiscais oferece ainda "aluguer de canoas e caiaques, tanto para pesca como passeio".
O aproveitamento do espaço para reativar escolas de remo e canoagem no Ponsul, em parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco, é outro dos objetivos traçados pelo gerente da Ponsulativo.
O Cais Fluvial dos Lenticais representou um investimento de 250 mil euros, com o apoio de verbas comunitárias, estando dotado de espaços de lazer, estacionamento e uma zona intermodal para autocarros.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet