Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Os municípios da Beira Interior vão juntar-se para recriar a Grande Rota da Transumância através de duas viagens, em 2013, anunciou o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.
Os municípios da Beira Interior vão juntar-se para recriar a Grande Rota da Transumância através de duas viagens, em 2013, anunciou o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.
De acordo com o autarca, as duas viagens pretendem atrair amantes de turismo da natureza de todas origens para passarem 16 dias na região, juntamente com um rebanho, pelos percursos pedestres que antigamente eram usados pelos pastores.
As viagens vão ser feitas entre o Tejo Internacional e a Serra da Estrela, a primeira em sentido ascendente, entre 25 de abril e 1 de maio, e a segunda em data a definir, em setembro, no sentido inverso.
No passado, os pastores levavam os rebanhos na primavera e verão para as vertentes e planaltos verdes e frescos da Serra da Estrela, de onde desciam, no outono, para passarem o inverno a sul, à beira do Tejo.
As duas viagens vão recriar aqueles movimentos sazonais e passar por algumas das atuais iniciativas anuais da região, como as feiras de produtos locais que decorrem durante os dois períodos de passagem, em que a gastronomia e artesanato são pontos fortes.
O projeto pretende também levar os participantes a vários locais e equipamentos turísticos, como a Fábrica de Cobertores de Papa de Fernão Joanes, na Guarda, o Museu de Lanifícios da Covilhã ou as campinas de Idanha-a-Nova.
A Grande rota da Transumância é financiada por um Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE), no caso, pela Estratégia de Eficiência Coletiva Buy Nature: Turismo Sustentável em Áreas Classificadas.
Trata-se de um programa que envolve a Rede de Aldeias Históricas de Portugal, a Rede de Aldeias do Xisto, o Geopark Naturtejo e a Entidade de Turismo da Serra da Estrela.
O objetivo é que no próximo ano se possa afirmar a Grande Rota da Transumância como "um novo produto de turismo da natureza, assente na genuinidade das experiências", conclui Paulo Fernandes.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet